Aracaju (SE), 13 de janeiro de 2026
POR: Adriele Escarlytte
Fonte: Assessoria Faculdade Maurício de Nassau
Em: 30/05/2017
Pub.: 30 de maio de 2017

Projeto de estudantes de Pedagogia anima ala pediátrica do HU da UFS

Pela segunda vez, estudantes de Pedagogia da NASSAU realizam atividades lúdicas com as crianças do Hospital Universitário.

Estudantes reunidos na primeira edição do ano (Foto: Assessoria Faculdade Maurício de Nassau)

Estudantes reunidos na primeira edição do ano (Foto: Assessoria Faculdade Maurício de Nassau)

Na próxima quarta-feira (31), das 9h às 16h, estudantes de quatro turmas de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, vão propiciar um dia inteiro de atividades de musicalização, teatro e estimulação cognitiva para as crianças do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). Estudos já comprovaram que tais ações diminuem os níveis de ansiedade, estresse e até mesmo de dor das crianças. Além de levar mais alegria ao ambiente hospitalar, a proposta é contribuir para formação de futuros profissionais sensibilizados com as possibilidades de atuação na área. 

O projeto de extensão é uma iniciativa do grupo de estudos e pesquisas “Educação, Sociedade e Diversidade” do qual participam os alunos das disciplinas “Introdução à Pedagogia” e “Psicologia da Aprendizagem”, todos sob a orientação da professora Kátia Regina Costa. De acordo com a docente, “uma das funções do Pedagogo Hospitalar é possibilitar à criança internada uma estadia mais leve e amena no hospital, por meio de atividades lúdicas, sempre respeitando seu estado físico e emocional”.   

Os estudantes, que planejam a ação desde o início do semestre letivo, conseguiram a doação de pula-pula, máquina de pipoca e algodão doce, 50 cestas básicas, kits de higiene, mais de 60 brinquedos, livros de pintura, giz de cera, camarim infantil com direito a penteado e pintura no rosto e corte de cabelo masculino e feminino gratuito. Também serão servidas ao público algumas comidas típicas como mugunzá, mingau de puba, bolo e amendoim.

Para Costa, o envolvimento dos alunos é motivo de orgulho e propicia o desenvolvimento do senso crítico e de corresponsabilidade pelos problemas sociais. “Dá gosto de ver o envolvimento das turmas nesse trabalho! Ao total, são quase cem alunos envolvidos e é uma ação que a gente vem fazendo com muito custo, com muitas reuniões, desde o início do semestre. A nossa expectativa é levar um pouco mais de alegria para as crianças hospitalizadas”, conclui. 


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação