Aracaju (SE), 20 de novembro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 06/06/2017
Pub.: 06 de junho de 2017

Profissionais de diversos setores do Huse dão início ao planejamento estratégico para 2018

Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). Essa é a matriz estratégica central da política que vai orientar os avanços no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que foi discutida com os coordenadores das unidades durante o planejamento estratégico para 2018, realizado no auditório do Hospital.

Huse (Foto: Arquivo SES/SE)

Huse (Foto: Arquivo SES/SE)

O plano estratégico de ações da unidade passou por um processo minucioso de diagnóstico, feito em parceria com os gestores do hospital que debateram sobre os problemas e avaliaram as melhorias que já foram implementadas. Conscientes deste papel, os profissionais de diversos setores do Huse, traçaram metas para a execução das ideias com a aplicação dos recursos necessários e os materiais a serem utilizados para a criação do plano de ação.

O diretor administrativo do Huse, Oldegar Júnior, destacou a necessidade da montagem do colegiado e a força de trabalho que o Huse produz. “Tudo isso é importante e válido, o Huse produz a maior força de trabalho, porém, individual. O hospital atende a todos e precisamos ter a construção coletiva, mas, é necessário entender as ideias do outro e construir um trabalho homogêneo. Nosso PS é o mais operativo do estado, cerca de 200 usuários por dia, por isso, planejando de maneira estratégica é a forma de solucionar”, enfatizou.

Oldegar pediu para que os coordenadores conversassem com os gerentes e os trabalhadores para a construção coletiva. “Acreditar que é possível é importante e fazer com que os outros acreditem é melhor ainda. Nós não estamos competindo entre a gente, precisamos escutar e entender as dificuldades ter um bom relacionamento de trabalho”, completou o diretor.

Apresentações
A fisioterapeuta Genny Guanabyra, iniciou as apresentações destacando os indicadores do Huse ano 2016/2017 referente à lesão por pressão e higienização das mãos. Um trabalho que foi iniciado pela equipe onde eles fazem a observação nas unidades críticas e vão observando se esses pacientes abrem as ulcerações por conta da pressão do corpo ao leito, a partir daí, a equipe vai observando e tendo um monitoramento.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Huse (CIPA) também destacou o levantamento das causas de afastamento dos trabalhadores do Huse, o qual evidenciou que a maioria dos afastamentos está relacionada com o CID das doenças voltadas a depressão. Na ocasião, foi questionado sobre o que pode ser feito para evitar quadros sintomáticos relacionados à depressão dos trabalhadores, já que há algumas diretrizes que trazem uma discussão de uma atividade laborativa voltada para o não adoecer, então, assim sendo, existe a intenção de implantar alguns projetos. A humanização é um projeto voltado para a saúde do trabalhador.

Trabalhadores
O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias dos profissionais de forma que possam criar uma visão do caminho que se deve seguir. Depois de ordenada as ideias, são ordenadas as ações que fazem a implementação do plano estratégico.

“Os trabalhadores são peças fundamentais na construção do processo de trabalho. O gestor constrói aquilo que foi idealizado, porém é o trabalhador quem vai executar, então se o trabalhador participa daquilo que vai ser executado, a resposta é mais positiva”, disse o diretor administrativo.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação