Aracaju (SE), 21 de novembro de 2025
POR: Moema Lopes
Fonte: Portal Infonet
Em: 06/06/2017 às 15:01
Pub.: 06 de junho de 2017

Foods Trucks atuam irregularmente em Aracaju

Promotoria do Consumidor quer regularização do serviço.

Os Foods Trucks serão vistoriados pela Empresa Municipal de Serviços Públicos (Emsurb) e Vigilância Sanitária Municipal em um prazo de 30 dias a pedido da Promotoria de Defesa do Consumidor, do Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a promotora de Justiça, Euza Missano, esse tipo de comércio em Aracaju é ilegal, principalmente nas praças Álvaro Teixeira e Luciano Barreto, na zona sul da capital sergipana.

"O Ministério Público tem perseguido essa questão da segurança alimentar, da necessidade de se ter uma estrutura específica segura oferecida ao consumidor e o que nós temos hoje é uma completa ilegalidade desse comércio, principalmente nessas duas praças", afirma.

Euza Missano informa que o que o MPE é quer é que os comerciantes, sejam eles de food trucks ou ambulantes, promovam a regularização do comércio. "Não só a regularização da parte sanitária, como a estrutural porque eles utilizam cozimento de alimentos, fogão, forno elétrico, e tudo isso precisa ser verificado através dessa fiscalização", informa.

As medidas para o processo das fiscalizações foram discutidas nesta manhã, 6, em uma audiência extrajudicial ocorrida na sede do MPE.

"Se houver qualquer irregularidade o Ministério Público irá adotar as providências pertinentes para conseguir, com isso, também proteger a saúde do consumidor, não só pela aquisição de alimentos que podem ser vulneráveis, como tamném pela própria estrutura que representa o serviço", disse Euza Missano.

"Nossa preocupação é saber se essa produção atende os pre-requisitos sanitários. Se o alimento é produzido pelo insumo adequado, conservado na temperatura correta, se o veículo está adequado ao tipo de produto comercializado", informa o gerente de alimentos da Vigilância Sanitária Municipal Juliano Pereira, ao ressaltar que após a vistoria é que o órgão fiscalizador terá um levantamento sobre o número de foods trucks em Aracaju.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação