Aracaju (SE), 21 de novembro de 2025
POR: Assessoria Osiel Gomes
Fonte: Assessoria Osiel Gomes
Em: 12/06/2017
Pub.: 12 de junho de 2017

Audiência Publica vai discutir os altos índices de violência em Socorro com a cúpula e a população

Vereador Osiel Gomes (Foto: Assessoria Osiel Gomes)

Vereador Osiel Gomes (Foto: Assessoria Osiel Gomes)

Para debater as constantes ações criminosas que têm tirado o sono dos moradores do município de Nossa do Socorro, inclusive elevando a cidade entre a terceira mais  violenta do estado, é que o vereador Osiel Gomes (PCB) e membro da Comissão de Segurança convida toda população socorrense para Audiência Pública sobre os altos índices da violência, bem como apresentação de Ações que serão implementadas pela cúpula da SSP na cidade.

O evento realizado amanhã (13) na Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, a partir das 9h, cujo objetivo é encontrar soluções eficazes diante da migração do crime organizado da capital para o interior do estado, incluindo políticas públicas nas áreas sociais e de educação.

"Vamos falar dos números que mostram o percentual altíssimo de crimes e delitos ocorridos em nossa cidade ", disse o Osiel Gomes, acrescentando que “não há como falar em redução dos indicadores de violência sem que haja uma interação entre políticas públicas de controle e ação por parte dos órgãos de segurança pública, além de ações sociais que consigam resgatar os jovens, trazendo-os para um mundo onde haja possibilidade de crescimento pessoal e profissional”.

Para o vereador Osiel Gomes, “o debate é um dos caminhos para uma cidade mais segura. O estudo do Atlas da Violência 2017 apresentado, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), eleva o município na  lista dos mais violentos”, lamentou.

Segundo o parlamentar, dentre as presenças confirmadas para a audiência pública estão a Coordenadora das Delegacias da Capital Dra Viviane Pessoa, representando a delegada-geral da SSP- Katarina Feitosa, o Comandante do Policiamento da Capital (Área), Tenente  Cel  Vivaldy Cabral, Comandante do 5º Batalhão da Policia Militar Tem. Cel Fábio Machado, Superintendente da SMTT, Toledo, diretor da Guarda Municipal, Evilazio Protasio também estarão no evento.

Diagnostico da Violência:

ATLAS DA VIOLÊNCIA APONTA NOSSA SENHORA DO SOCORRO COMO O 3º MUNICÍPIO MAIS VIOLENTO DO PAÍS

A cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), localizada na Grande Aracaju, ocupa a terceira colocação entre os 30 municípios mais violentos em 2015, com população superior a 100 mil habitantes, segundo a soma de homicídios e número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI).

O estudo faz parte do Atlas da Violência 2017 apresentado na ultima segunda-feira (5), desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), eleva o município na  lista dos mais violentos.  Com uma população de 177.344 habitantes, Nossa Senhora do Socorro registrou em 2015, 159 homicídios, com uma taxa de 89,7, e 12 casos de MVCI, com o índice de 6,8. Criminalidade que assusta a população no município.

Sobre os dados do Atlas da Violência, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe informou que os números vêm reduzindo ano a ano. Em 2016, o município de Nossa Senhora do Socorro apresentou uma redução de 15%, foram 135 casos homicídios e duas casos de MVCI.

A secretaria informou que houve continuação das ações de combate aos crimes, reforço no policiamento com a realização de concursos, investigações, elucidações dos crimes e prisões dos autores. “De lá para cá várias ações da SSP e do Governo do Estado vem ajudando a reduzir esses índices. Esses casos de homicídios estão ligados a vários tipos de crimes, como o tráfico de drogas. Há alguns anos estamos identificando os problemas e reduzindo esses índices”, conta a delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza.

A reportagem do G1 Sergipe conversou com um motorista, que há 22 anos mora no Conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro (SE), que informou que por medo da violência, a casa onde mora ganhou um portão totalmente fechado e ninguém senta mais na porta de casa.

“Tem menos de dois meses que minhas filhas estavam saindo de casa no início da noite para ir a padaria, quando dois homens em uma moto, com revólver, fizeram ameaças e levaram os celulares. Foi Deus quem livrou de uma coisa ainda pior. Nos últimos anos, venho percebendo o aumento no índice de violência. Muitas dessas mortes estão relacionados ao tráfico de drogas, mas o medo maior é que a população seja também vítima dessa criminalidade”, conta.

Casos de violência no município
Em 2015, um caso ganhou bastante repercussão na imprensa. No dia 8 de agosto, um policial militar foi assassinado enquanto dormia, com vários tiros na cabeça. O crime ocorreu dentro da casa onde morava no Conjunto Parque dos Faróis. Segundo a polícia, os principais suspeitos eram a esposa e o enteado.

No dia 18 de março do mesmo ano, um homem de 25 anos foi assassinado no Loteamento Guajará, atingido por vários tiros disparados nas costas, por um suspeito fugiu após o crime. E no dia 25 de fevereiro, a vítima foi um homem de 33 anos, também morto a tiros, no Loteamento Itacarema, no Conjunto Parque dos Faróis.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação