Aracaju (SE), 21 de novembro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/06/2017
Pub.: 12 de junho de 2017

Hemose cadastra 637 doadores de medula em ação na Bahia

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) finalizou a campanha para o cadastro de medula óssea com a coleta de 637 amostras para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Essa última ação foi realizada no dia 9, na Universidade Ages em Paripiranga na Bahia e contou com o apoio de estudantes voluntários que atuaram como agentes mobilizadores, professores e gestores da instituição de ensino superior.

Hemose cadastra 637 doadores de medula em ação na Bahia (Foto: SES/SE)

Hemose cadastra 637 doadores de medula em ação na Bahia (Foto: SES/SE)

O acadêmico de enfermagem Anderson Perfecto Silva Corujeira, participou de toda a atividade captando possíveis candidatos. O jovem entendeu a mensagem de prática de responsabilidade social. “Fiquei emocionado com os vídeos dos pacientes internados enquanto aguardavam encontrar um doador compatível. Depois em outro vídeo pudemos ver alguns deles, recuperados, deve ter sido um momento de felicidade e alívio para eles e seus familiares. Dada a importância do cadastro, decidi atuar estimulando os colegas a preenchendo meu cadastro”, justificou ele.

Solidários com o próximo, acadêmicos dos cursos de psicologia, engenharia civil, enfermagem, licenciatura em física e de matemática, como os irmãos, Rute Silva Santos e Ozeas Silva Santos colaboram com cadastro de medula óssea. “Ficamos interessados em ajudar. A questão das informações repassadas na sala de aula chamou a atenção e despertou para importância desse gesto tão rápido. Preenchemos uma ficha e depois a coleta da amostra de 4 ml de sangue”, comentaram.

Com o mesmo sentimento de levar esperança, os estudantes de engenharia Bruno Souza Moraes Medeiros de Mendonça e Kaique Maurício de Carvalho aderiram ao cadastro. “Eu já havia tentado doar sangue, mas não tinha conseguido com a campanha para medula óssea sei que vou puder ajudar”, declarou Bruno. “O cadastro é uma possibilidade de salvar uma vida, então temos que fazer”, completou Kaique.

De acordo com avaliação da gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas as parcerias são essenciais como ferramenta para divulgação do serviço e captação de candidatos a doação de sangue e de medula óssea. “Ações como esta são positivas para levar ao grande público, informações sobre a importância desses serviços”, frisou ao lembrar que as chances de encontrar um doador compatível é uma, em 100 mil. “Por isso a importância de se ampliar o número de pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea”, frisou.

Compromisso social
A coordenadora do curso de enfermagem da UniAges, Francielly Fraga, destacou que a  instituição de ensino estimula entre a comunidade acadêmica e seus colaboradores a adoção de práticas de responsabilidade social. “Esse foi um dia de conscientização e de apoio, pelo grande comparecimento de estudantes para fazer a inscrição como candidato a doador de medula óssea. Acho que todos, devem repensar seu papel. Enquanto cidadãos nós devemos ajudar com esse ato simples, mas que tem um enorme valor emocional, pois estamos falando de salvar uma vida”, ponderou a professora.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação