FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 13/06/2017
Pub.: 13 de junho de 2017

Huse: mudanças no estacionamento deve garantir mais conforto e segurança

A superintendência do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) está realizando um estudo para reorganização das vagas de estacionamento da unidade, que é o maior hospital da Rede Estadual de Saúde. Essa avaliação tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos e disponibilizar mais vagas para as ambulâncias que transitam pelo hospital transportando pacientes. Além disso foi verificado que o estacionamento tem sido utilizado de forma indevida por pessoas que desejam guardar o carro no Huse enquanto utilizam serviços do Terminal Rodoviário Rollemberg Leite, localizado ao lado do hospital. A reorganização do estacionamento foi uma medida solicitada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e além de iberar vagas para as ambulâncias, vai garantir mais conforto e segurança para visitantes e funcionários do Huse.

Huse: mudanças no estacionamento deve garantir mais conforto e segurança (Foto: SES/SE)

Huse: mudanças no estacionamento deve garantir mais conforto e segurança (Foto: SES/SE)

Diariamente cerca de 800 veículos passam pelo Huse e todo o espaço do estacionamento tem sido monitorado por 38 vigilantes, que regulam as entradas e saídas da unidade. As mudanças advindas da redistribuição das vagas implicam na reestruturação dos fluxos entre funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no local. Por meio dessas alterações, o estacionamento do Huse será reorganizado em grupos, com vagas específicas para funcionários, espaço para circulação de ambulâncias em frente à ala vermelha e ao pronto socorro do hospital.

De acordo com o gerente de segurança do hospital, Charles Belchior, além dessas reservas, o estacionamento do Huse ainda disponibilizará 120 vagas para uso de pacientes, acompanhantes e visitantes e haverá vagas determinadas para alguns sertores. “Mais 130 vagas serão destinadas à oncologia do hospital, em benefício dos trabalhadores e visitantes, considerando que este espaço é também utilizado por veículos grandes que transportam grande número de pacientes provenientes do interior do Estado, ou seja, não carece de grande número de vagas para os mesmos”, explicou o gerente de segurança.

Segundo Charles, o Huse disponibilizará um vigilante para cada área restrita do estacionamento, inclusive para as guaritas de entrada e central. Esses seguranças registrarão a entradas e a saídas de automóveis dos profissionais da saúde, sendo esses já cadastrados na gerência de segurança do Huse e já munidos de adesivo distribuído pela própria gerência para facilitar a identificação do veículo. O trabalhador só terá acesso à unidade com um automóvel se o mesmo estiver com o adesivo.

“O acompanhante que desejar ter acesso ao Huse com o paciente poderá se dirigir até a entrada do pronto socorro e logo em seguida terá que estacionar o seu veículo na área reservada aos acompanhantes ou visitantes. Em casos onde houver quaisquer anormalidades nesse fluxo a gerência de segurança do Huse irá intervir e em situações extremas poderá acionar policiais militares do BESP [Batalhão Especial de Segurança Patrimonial] ou até mesmo do Getam [Grupamento Especial Tático de Motos]”, ressaltou Belchior.

Outras medidas de segurança
Para garantir o controle de pessoas no Huse, os grupos que tradicionalmente realizam distribuição voluntária de alimentos foram cadastrados e agora obedecem a um cronograma para utilização do antigo refeitório. O espaço foi reestruturado especialmente para a realização desses serviços solidários, visto que acabava atraindo pessoas que não estavam utilizando os serviços do hospital. A medida tem contribuído para que somente visitantes ou acompanhantes usufruam desses serviços, evitando assim o grande contingente no hospital e em conseqüência, os riscos de infecção.

A gerência de segurança do Huse deu início à implantação de medidas de segurança em abril deste ano, quando o portão de acesso à guarita central do hospital passou a estar aberto em horários determinados, sendo eles 6h30 às 7h30, das 12h30 às 13h30 e das 18h30 às 19h30. Nos outros horários do dia o fluxo ocorre pela entrada principal do hospital.

O fechamento do portão foi motivado por alguns acessos irregulares de pessoas que não se caracterizaram como pacientes, acompanhantes ou visitantes. A direção do Huse chegou a encontrar algumas facas escondidas dentro da unidade hospitalar, o que evidenciou ainda mais a necessidade de ações de proteção aos que freqüentam e trabalham no hospital.

O fluxo dessas pessoas esteve gerando roubos e ameaças constantes nos estacionamentos. Para o gerente de Humanização da unidade, Elder Magno, as medidas de segurança são necessárias. “Se essas medidas surgem com garantia de direitos e facilidades de acesso aos que realmente necessitam da assistência, são elas bem vindas”, declarou o gerente.


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação