Huse prepara sala exclusiva para atendimento aos queimados no Pronto Socorro
A sala funciona no Pronto Socorro (Foto: Secretaria de Estado da Saúde)
Essa descentralização possibilitará um novo cenário na unidade e funcionará da seguinte forma: quando um usuário vítima de queimadura chegar, será atendido, receberá os procedimentos necessários e depois da avaliação primária o cirurgião plástico definirá se será necessário o centro cirúrgico. Para a UTQ ficará apenas o grande queimado internado. A sala será inaugurada na véspera do dia de São João (23) e seguirá até o dia 29 (dia de São Pedro) e quando se encerram os festejos juninos.
De acordo com a gerente da Ala Verde Trauma, Débora Feitosa, a sala está completa em tudo e pronta para o atendimento. “A assistência inicial deve ser prestada em um ambiente que proporcione condições assépticas, tal como uma sala cirúrgica. É muito importante o controle da infecção do início ao decorrer do tratamento, por isso uma sala exclusiva. Completa com todos os medicamentos necessários e equipe médica e assistencial”, explicou.
Uma equipe multidisciplinar também compõe a sala exclusiva para queimados. O coordenador do Pronto Socorro, Vinícius Vilela, explicou que uma equipe formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estará de plantão 24 horas para atender a demanda de queimados que chegarem ao hospital.
“Pensamos em tudo para prestar a melhor assistência ao paciente. Nessa sala para queimados, a demanda de pacientes dobra todos os anos. São três macas fixas para atendimento e deixamos também um ambiente com espaço exclusivo para a passagem das macas nas datas criticas”, informou.
Em 2016, durante o mês de junho, toda a Urgência/Emergência do HUSE atendeu a 86 pacientes queimados, dos quais 51 por fogos de artifício. Este ano, de janeiro a maio, já foram atendidos 216 vítimas de queimaduras, sete delas por fogos de artifício, os demais por líquidos superaquecidos, alimentos quentes, substâncias inflamáveis e queimadura solar.
UTQ
A estrutura da UTQ é formada por 14 leitos, sendo quatro pediátricos, dois semi-intensivos e oito para adultos, além de um centro cirúrgico para a realização de curativos e pequenos procedimentos. A única unidade especializada na assistência às vítimas de queimaduras no Estado e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o País credenciadas junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).