Pacientes diabéticos recebem orientações sobre alimentação no período junino
Nutricionista Camille Sobral (Foto: Ipesaúde)
Adelma Maria Santos foi uma das beneficiarias que participou da ação e aprovou a iniciativa. “ A gente tem que procurar realmente seguir as normas, eu mesma sou pré diabética e preciso ter restrições mas por exemplo a canjiquinha que distribuíram aqui estava ótima. É melhor para nossa saúde”, diz.
A palestra foi mais uma ação do grupo Apoiar, surgiu da preocupação dos profissionais do Ipesaúde com o surgimento de doenças, além das já típicas à idade, nesses pacientes, principalmente as psicológicas, decorrentes da solidão e sensação de abandono. “Nós, da Assistência Social, em parceria com a equipe de Psicologia da casa, montamos o Grupo Apoiar porque percebemos, durante nossas entrevistas com eles que estão muito fragilizados”, afirma a assistente social Marília Linhares. Os encontros acontecem uma vez por mês e todos os usuários idosos e familiares estão convidados a participar.
Segundo Marília, a iniciativa é uma forma de integrá-los e estimulá-los a interagir uns com os outros, ao trabalhar a autoestima e também o rompimento de barreiras. “Muitos deles ainda têm preconceito com o tratamento terapêutico, por isso, esse grupo é importante, pois a gente chega aos poucos, uma vez por mês, conversando, buscando compreendê-los. Hoje já são 20 pacientes participantes”, diz.
Serviço
O Centro de Promoção à Saúde Luciano Barreto Júnior fica na Praça Almirante Tamandaré, 75, bairro São José e funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 17 horas. O telefone é 3211-2571.