FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 09 de fevereiro de 2026
POR: Comunicação SEIDH
Fonte: Comunicação SEIDH
Em: 22/06/2017 às 17:41
Pub.: 23 de junho de 2017

Usuários do restaurante Padre Pedro têm acesso a testes rápidos e preservativos

Ação no Padre Pedro (Foto: SEIDH )

Ação no Padre Pedro (Foto: SEIDH )

Os usuários do Restaurante Popular Padre Pedro puderam realizar, gratuitamente, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, no final da tarde da última quarta-feira, 21, quando a equipe do Programa Estadual DST/AIDS esteve no local, a convite do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado da Inclusão Social. Além de disponibilizar 100 testes de cada patologia, a equipe do Dr. Almir Santana distribuiu preservativos e materiais informativos, tendo em vista a necessidade de conscientizar o público frequentador do restaurante - em sua maioria pessoas em situação de rua - sobre a importância da prevenção, diante da chegada dos festejos juninos.

Segundo Lucileide Rodrigues, diretora do DSAN/Seidh, a ação resulta de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Inclusão e da Saúde, para levar conhecimento e cuidados aos usuários do restaurante. “Sabendo que a Aids ainda mata muitas pessoas, pensamos na parceria com a SES para orientar a população quanto ao uso de preservativos nesse período festivo. Não podemos separar segurança alimentar e saúde”, disse.

O Dr. Almir Santana revela que as ações realizadas no local sempre contam com grande procura. “A parceria é muito importante porque esse público que frequenta o restaurante é um público prioritário para nós – é o que chamamos de população vulnerável ou população chave. É um pessoal que nem sempre tem acesso aos serviços de saúde, então a adesão ao exame sempre é boa”, avalia.

Seu Ronaldo Vieira almoça e janta no Restaurante Padre Pedro todos os dias. Para ele, é sempre preciso realizar exames, para se manter saudável. “Em se tratando de saúde, a gente tem que fazer tudo. Por isso que com esses exames, nós só temos a ganhar. A saúde está em primeiro lugar. Eu agradeço muito por poder estar participando dessa ação, que é tão importante pra gente”.

Ofertando diariamente cerca de 2 mil refeições nutricionalmente balanceadas pelo preço módico de R$ 1 nos horários do almoço e jantar, o Padre Pedro também incrementou o cardápio, obedecendo as tradições da culinária regional. Nesta sexta, 23, e no dia 28 de junho (véspera de São Pedro), será servido bolo de milho na sobremesa do almoço e mungunzá no jantar. O restaurante fica localizado na Av. Coelho e Campos, sem número, Centro da capital, e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 17h às 19h.    


Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação