Aracaju (SE), 21 de junho de 2026
POR: Ministério Público de Sergipe
Fonte: Ministério Público de Sergipe
Em: 18/09/2017
Pub.: 19 de setembro de 2017

Ministério Público de Sergipe adere ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias

Ministério Público de Sergipe adere ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias  (Foto: Celene Moraes)

Ministério Público de Sergipe adere ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias (Foto: Celene Moraes)

Com o intuito de assegurar que os serviços prestados pelo Ministério Público de Sergipe sejam os mais eficientes possíveis, na manhã do último dia 15, na sala do Colégio de Procuradores de Justiça na sede do Ministério Público de Sergipe, o Procurador-Geral em Exercício, Carlos Augusto Alcântara Machado assinou o termo de adesão ao Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias – PROFORT.

O Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias foi criado pela Controladoria -Geral da União. A iniciativa visa apoiar órgãos e entidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios da Federação, além de outros Poderes, na execução das atividades de ouvidoria, através do intercâmbio de informações, incentivo ao uso de tecnologia e promoção de ações de capacitação. A adesão é voluntária e depende de assinatura de termo de adesão.

Assinaram a Ata de Comparecimento de Adesão ao Termo, os Procuradores de Justiça de Sergipe, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, Ouvidora do MP e Ernesto Anízio Azevedo Melo, Ouvidor Suplente. Além dos membros ministeriais sergipanos assinaram a ata, o Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior e Frederico Resende de Oliveira, Superintendente da Controladoria Regional da União em Sergipe.

"A Ouvidoria é um canal aberto entre a sociedade e o gestão pública. É uma forma de afirmação democrática e, através dela, se concretiza a participação social do cidadão na gestão pública", salientou a Ouvidora do MP Sergipano. Conceição Figueiredo, ao comentar sua satisfação em passar a integrar essa rede de fortalecimento, oriunda de contatos feitos pela Ouvidoria do MP de Sergipe com a Superintendência da CGU em Sergipe.

De acordo com o Ouvidor-Geral da União, o nível de insatisfação do cidadão está comprovado em todas as esferas. “O cidadão entende, hoje em dia, que nada é feito para ele e nem pensando nele. Precisamos fazer com que o cidadão participando mais diretamente da gestão pública e essa participação se dá através das Ouvidorias Públicas.. Precisamos mudar o paradigma e fortalecer esse canal de interlocução e da participação, direta nas políticas públicas. Esse canal de diálogo que são as Ouvidorias precisam estar fortalecidas não só na União mas também nos Estados e Municípios. Por que não criar uma padronização das Ouvidorias pensando no cidadão, em como atender melhor o cidadão? Esse é o principal objetivo do Programa Federal de Fortalecimento das Ouvidorias”, explicou Gilberto Waller.

O Projeto está indo de vento em popa e, ainda, segundo Gilberto Waller, 19 Ouvidorias Gerais dos Estados já aderiram ao Programa, outras 3 participam sem a adesão formal, 17 TRTs também aderiram, TST, TCU, o COLEJUD, vários TREs, o MP do Distrito Federal e agora, o MP de Sergipe já fazem partem desta Rede que se amplia a cada dia.

Para os que aderem, o PROFORT, além do sistema informatizado de Ouvidorias, oferece cursos e treinamentos sobre as atividades da Ouvidoria, material técnico e orientativo.

A decisão de fortalecer a Ouvidoria do MP faz parte do compromisso de gestão da Procuradoria-Geral de Justiça. Muito feliz com a adesão, o Procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida comentou: “Uma ouvidoria fortalecida assegura que os serviços oferecidos pelo MP sejam prestados com eficiência. Portanto, é com enorme satisfação que o MP de Sergipe assina o termo de adesão do PROFORT”.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação