Aracaju (SE), 22 de junho de 2026
POR: ASN
Fonte: ASN
Em: 29/09/2017 às 12:42
Pub.: 02 de outubro de 2017

Jackson Barreto participa de inauguração do campus de Socorro do Instituto Federal de Sergipe

Jackson participa de inauguração do campus de Socorro do Instituto Federal de Sergipe (Foto: Jorge Henrique/ASN)

Jackson participa de inauguração do campus de Socorro do Instituto Federal de Sergipe (Foto: Jorge Henrique/ASN)

Instalado no Conjunto Marcos Freire I, o terreno para construção do campus do município de Nossa Senhora do Socorro foi doado pelo governo do Estado

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 29, em Nossa Senhora do Socorro, um novo campus, como parte do seu processo de expansão do ensino técnico público no estado.  O governador Jackson Barreto, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, participou da inauguração da nova unidade e defendeu o acesso à Educação de qualidade em Sergipe.

“Vi, por exemplo, sair da antiga Escola Técnica nomes que são referência nacional em diversas áreas de conhecimento. Essa é uma instituição genuinamente do nosso povo. O Estado também está contribuindo com a educação profissionalizante aqui em Socorro. Há um ano inauguramos a Seixas Dória, vocacionada à área da saúde para oportunizar mudanças na vida da população da região. Até o mês de dezembro, próximo daqui, vamos inaugurar mais uma unidade no município, o Centro Estadual Profissionalizante Neuzice Barreto de Lima.  Os Institutos e centros profissionalizantes são escolas vocacionadas para o filho do povo, para oportunizar mudanças nas vidas da população mais pobre. Porque o que o povo precisa é de oportunidade e a educação oferece essa oportunidade. Encontrei o Estado com três escolas profissionalizantes, hoje, já são 14 e 4 a inaugurar. Eram apenas três Escola em Tempo Integral quando assumimos e deixarei o Estado com 38 em 2018. Fico feliz por tudo isso e também me alegra está aqui hoje porque quando se abre uma escola se abre uma esperança para o povo”, destacou o governador.

Instalado no Conjunto Marcos Freire I, o terreno para construção do campus do município de Nossa Senhora do Socorro foi doado pelo governo do Estado, segundo explica o diretor geral do IFS de Socorro, Alberto Aciole Bomfim. “Agradecemos o apoio do governo do Estado ao IFS, especialmente pela doação desse terreno no qual construímos esse novo prédio”, disse Aciole.

O prédio possui estrutura física e tecnológica modernas, sendo composto por salas de aula, laboratórios, salas da administração, biblioteca com amplo acervo bibliográfico para consulta, além de mini-auditório para a realização de palestras e atividades educativas para os alunos e membros da comunidade local.

A chegada do IFS em Socorro representa maior alcance do ensino técnico e tecnológico na Região Metropolitana de Aracaju (RMA), composta também pelas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. O campus chega a Socorro com a missão de ofertar cursos técnicos e, futuramente, de nível superior, que estejam em sintonia com a vocação econômica da cidade.

“O Instituto Federal tem um compromisso social, principalmente com a comunidade carente para dar dignidade a essa gente. Somos 41 Institutos Federais no Brasil, com unidades espalhadas em 640 municípios para levar desenvolvimento a cada região. O Instituto Federal de Sergipe, segundo a última avaliação do MEC, foi posicionado como o 6° melhor do país entre os 41 existentes. Entre todas as universidades públicas e privadas do país, nosso curso de Engenharia foi avaliado como 7º melhor. Somos também o primeiro colocado em registros de patentes a partir das descobertas realizadas em nossa instituição. Isso tudo mostra a qualidade do nosso Instituto. Estamos contribuindo para que essa juventude tenha o que há de melhor aqui. Nos colocamos à disposição de Socorro para buscar soluções tecnológicas e inovadores para melhorar essa região”, declarou o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira.

O campus Socorro dá início às suas atividades com a oferta do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, que é voltado às pessoas que já concluíram o nível médio e querem buscar profissionalização na área de computação. Com a grande concentração de indústrias em setores como os de alimentos, malhas, cimento, pneus, cosméticos, peças automotivas, estofamento, gesso e mineração, o curso será capaz de ofertar rapidamente mão de obra qualificada em informática para o centro de indústrias, bem como para o pujante comércio local, o qual é composto inclusive por um shopping center.

De acordo com o governador, a chegada do IFS em Nossa Senhora do Socorro vai produzir uma revolução na vida da juventude local. “Porque é por meio da educação que essa juventude se qualifica. É um município que tem, praticamente, quase mil empresas implantadas e quando qualificamos os jovens para trabalhar nessas empresas, lhe damos uma opção. Também porque há um investimento nessas empresas muito grande e é necessária uma qualificação da mão de obra para suprir a demanda existente. O IFS é instituição altamente democrática, saúdo a chegada  do IFS como uma verdadeira revolução para a educação dessa região”, afirmou Jackson.

Conforme a Codise, o Distrito Industrial de Socorro abriga 92 empresas e gera diretamente 5.329 empregos.

“Socorro ganha um presente hoje e estamos juntos para apoiar, se colocar à disposição do IFS. Para mim, essa inauguração é um momento de grande felicidade e gratidão, porque compreendo que a educação é o centro do desenvolvimento da transformação do ser humano”, avaliou o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Inaldo Silva.

Educação Profissional
Desde 2007, o governo do Estado de Sergipe vem ampliando a oferta da educação profissional. No momento, Sergipe possui 14 unidades de ensino profissional em funcionamento. Entre reformas e construção de centros estaduais de educação profissional, o investimento ultrapassa R$ 73 milhões, em recursos estaduais, do Programa Sergipe Cidades e do Programa Brasil Alfabetizado.

Em março, o governo inaugurou, em Nossa Senhora das Dores, o Centro de Estadual de Educação Profissional Dona Berila Alves de Almeida. O investimento no Centro foi da ordem de R$ 12.400.000,00. A escola oferecerá ensino profissionalizante no eixo de agroindústria com cursos técnicos de nível médio nas áreas de alimentos e bebidas com capacidade para atender 500 alunos por turno.  

O governo do Estado inaugurou uma grande unidade escolar no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro: a Escola Estadual Governador Seixas Dória. O investimento foi da ordem de R$ 8.449.412,00. A escola oferece ensino profissionalizante na área da saúde.

Em Boquim, o governo de Sergipe inaugurou a oferta de Educação Profissional no Colégio Estadual Cleonice Soares da Fonseca, que, além de ensino regular, passou a oferecer os Cursos Técnicos em Administração e Manutenção e Suporte em Informática, e o Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta), que oferece o Curso Técnico em Fruticultura. Já em Carmópolis, o Governo do Estado inaugurou o Centro Estadual de Educação Profissional “Governador Marcelo Déda Chagas”, que oferece o Curso Técnico em Petróleo e Gás e Técnico em Segurança do Trabalho. Em Neópolis, o Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva oferece o Curso Técnico em Agroindústria e Técnico em Alimentos.

Em Aracaju, o Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto contempla os eixos tecnológicos Turismo, Hospitalidade e Lazer (Técnico em Serviços de Restaurante e Bar), Gestão e Negócios (Técnico em Serviços de Condomínios), Informação e Comunicação (Técnico em Redes de Computadores). O Conservatório de Música oferece o Curso Técnico em Canto e em Instrumento Musical. O instituto de Educação Rui Barbosa oferece curso de ensino profissional de técnico em secretaria escolar, já o Atheneu oferece o curso de técnico em Informática articulado à Educação de Jovens e Adultos.  

Em Poço Redondo, o governo do Estado construiu o Centro Estadual de Educação Profissional “Dom José Brandão de Castro”, com recursos do Programa Sergipe Cidades, que oferece os cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria, na forma integrada, utilizando a pedagogia da alternância. Em Japoatã, a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas atua no eixo Recursos Naturais com o curso Técnico em Agropecuária.

Em Itabaiana, o Colégio Murilo Braga foi ampliado e passou a oferecer curso na área de design de móveis. Em Propriá, a Escola Joana de Freitas foi ampliada e passou a oferecer curso na área de recursos pesqueiros.

Estão em construção centros no Marcos Freire (curso técnico em automação Industrial), Indiaroba (recursos pesqueiros) e Umbaúba (modelagem do vestuário).

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação