Jackson Barreto participa de inauguração do campus de Socorro do Instituto Federal de Sergipe
Jackson participa de inauguração do campus de Socorro do Instituto Federal de Sergipe (Foto: Jorge Henrique/ASN)
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 29, em Nossa Senhora do Socorro, um novo campus, como parte do seu processo de expansão do ensino técnico público no estado. O governador Jackson Barreto, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, participou da inauguração da nova unidade e defendeu o acesso à Educação de qualidade em Sergipe.
“Vi, por exemplo, sair da antiga Escola Técnica nomes que são referência nacional em diversas áreas de conhecimento. Essa é uma instituição genuinamente do nosso povo. O Estado também está contribuindo com a educação profissionalizante aqui em Socorro. Há um ano inauguramos a Seixas Dória, vocacionada à área da saúde para oportunizar mudanças na vida da população da região. Até o mês de dezembro, próximo daqui, vamos inaugurar mais uma unidade no município, o Centro Estadual Profissionalizante Neuzice Barreto de Lima. Os Institutos e centros profissionalizantes são escolas vocacionadas para o filho do povo, para oportunizar mudanças nas vidas da população mais pobre. Porque o que o povo precisa é de oportunidade e a educação oferece essa oportunidade. Encontrei o Estado com três escolas profissionalizantes, hoje, já são 14 e 4 a inaugurar. Eram apenas três Escola em Tempo Integral quando assumimos e deixarei o Estado com 38 em 2018. Fico feliz por tudo isso e também me alegra está aqui hoje porque quando se abre uma escola se abre uma esperança para o povo”, destacou o governador.
Instalado no Conjunto Marcos Freire I, o terreno para construção do campus do município de Nossa Senhora do Socorro foi doado pelo governo do Estado, segundo explica o diretor geral do IFS de Socorro, Alberto Aciole Bomfim. “Agradecemos o apoio do governo do Estado ao IFS, especialmente pela doação desse terreno no qual construímos esse novo prédio”, disse Aciole.
O prédio possui estrutura física e tecnológica modernas, sendo composto por salas de aula, laboratórios, salas da administração, biblioteca com amplo acervo bibliográfico para consulta, além de mini-auditório para a realização de palestras e atividades educativas para os alunos e membros da comunidade local.
A chegada do IFS em Socorro representa maior alcance do ensino técnico e tecnológico na Região Metropolitana de Aracaju (RMA), composta também pelas cidades de Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. O campus chega a Socorro com a missão de ofertar cursos técnicos e, futuramente, de nível superior, que estejam em sintonia com a vocação econômica da cidade.
“O Instituto Federal tem um compromisso social, principalmente com a comunidade carente para dar dignidade a essa gente. Somos 41 Institutos Federais no Brasil, com unidades espalhadas em 640 municípios para levar desenvolvimento a cada região. O Instituto Federal de Sergipe, segundo a última avaliação do MEC, foi posicionado como o 6° melhor do país entre os 41 existentes. Entre todas as universidades públicas e privadas do país, nosso curso de Engenharia foi avaliado como 7º melhor. Somos também o primeiro colocado em registros de patentes a partir das descobertas realizadas em nossa instituição. Isso tudo mostra a qualidade do nosso Instituto. Estamos contribuindo para que essa juventude tenha o que há de melhor aqui. Nos colocamos à disposição de Socorro para buscar soluções tecnológicas e inovadores para melhorar essa região”, declarou o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira.
O campus Socorro dá início às suas atividades com a oferta do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, que é voltado às pessoas que já concluíram o nível médio e querem buscar profissionalização na área de computação. Com a grande concentração de indústrias em setores como os de alimentos, malhas, cimento, pneus, cosméticos, peças automotivas, estofamento, gesso e mineração, o curso será capaz de ofertar rapidamente mão de obra qualificada em informática para o centro de indústrias, bem como para o pujante comércio local, o qual é composto inclusive por um shopping center.
De acordo com o governador, a chegada do IFS em Nossa Senhora do Socorro vai produzir uma revolução na vida da juventude local. “Porque é por meio da educação que essa juventude se qualifica. É um município que tem, praticamente, quase mil empresas implantadas e quando qualificamos os jovens para trabalhar nessas empresas, lhe damos uma opção. Também porque há um investimento nessas empresas muito grande e é necessária uma qualificação da mão de obra para suprir a demanda existente. O IFS é instituição altamente democrática, saúdo a chegada do IFS como uma verdadeira revolução para a educação dessa região”, afirmou Jackson.
Conforme a Codise, o Distrito Industrial de Socorro abriga 92 empresas e gera diretamente 5.329 empregos.
“Socorro ganha um presente hoje e estamos juntos para apoiar, se colocar à disposição do IFS. Para mim, essa inauguração é um momento de grande felicidade e gratidão, porque compreendo que a educação é o centro do desenvolvimento da transformação do ser humano”, avaliou o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Inaldo Silva.
Educação Profissional
Desde 2007, o governo do Estado de Sergipe vem ampliando a oferta da educação profissional. No momento, Sergipe possui 14 unidades de ensino profissional em funcionamento. Entre reformas e construção de centros estaduais de educação profissional, o investimento ultrapassa R$ 73 milhões, em recursos estaduais, do Programa Sergipe Cidades e do Programa Brasil Alfabetizado.
Em março, o governo inaugurou, em Nossa Senhora das Dores, o Centro de Estadual de Educação Profissional Dona Berila Alves de Almeida. O investimento no Centro foi da ordem de R$ 12.400.000,00. A escola oferecerá ensino profissionalizante no eixo de agroindústria com cursos técnicos de nível médio nas áreas de alimentos e bebidas com capacidade para atender 500 alunos por turno.
O governo do Estado inaugurou uma grande unidade escolar no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro: a Escola Estadual Governador Seixas Dória. O investimento foi da ordem de R$ 8.449.412,00. A escola oferece ensino profissionalizante na área da saúde.
Em Boquim, o governo de Sergipe inaugurou a oferta de Educação Profissional no Colégio Estadual Cleonice Soares da Fonseca, que, além de ensino regular, passou a oferecer os Cursos Técnicos em Administração e Manutenção e Suporte em Informática, e o Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta), que oferece o Curso Técnico em Fruticultura. Já em Carmópolis, o Governo do Estado inaugurou o Centro Estadual de Educação Profissional “Governador Marcelo Déda Chagas”, que oferece o Curso Técnico em Petróleo e Gás e Técnico em Segurança do Trabalho. Em Neópolis, o Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva oferece o Curso Técnico em Agroindústria e Técnico em Alimentos.
Em Aracaju, o Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto contempla os eixos tecnológicos Turismo, Hospitalidade e Lazer (Técnico em Serviços de Restaurante e Bar), Gestão e Negócios (Técnico em Serviços de Condomínios), Informação e Comunicação (Técnico em Redes de Computadores). O Conservatório de Música oferece o Curso Técnico em Canto e em Instrumento Musical. O instituto de Educação Rui Barbosa oferece curso de ensino profissional de técnico em secretaria escolar, já o Atheneu oferece o curso de técnico em Informática articulado à Educação de Jovens e Adultos.
Em Poço Redondo, o governo do Estado construiu o Centro Estadual de Educação Profissional “Dom José Brandão de Castro”, com recursos do Programa Sergipe Cidades, que oferece os cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria, na forma integrada, utilizando a pedagogia da alternância. Em Japoatã, a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas atua no eixo Recursos Naturais com o curso Técnico em Agropecuária.
Em Itabaiana, o Colégio Murilo Braga foi ampliado e passou a oferecer curso na área de design de móveis. Em Propriá, a Escola Joana de Freitas foi ampliada e passou a oferecer curso na área de recursos pesqueiros.
Estão em construção centros no Marcos Freire (curso técnico em automação Industrial), Indiaroba (recursos pesqueiros) e Umbaúba (modelagem do vestuário).