Almeida Lima acompanha governador de Sergipe em visita à construção do Centro Especializado em Reabilitação
Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima (Foto: SES/SE)
O governador gostou do que viu. “Acho que o CER IV é um marco na história de Sergipe no que se refere ao tratamento para pessoas que precisam de reabilitação. Sem dúvida alguma eu diria que ele é para a história do SUS aquilo que você pode chamar de mais revolucionário no atendimento a todas as deficiências. Uma nova página da história para o Estado de Sergipe, com um modelo de obra único no país. Um investimento que vale a pena, feita com compromisso social e uma das mais importantes do Estado do ponto de vista da inclusão”, declarou Jackson Barreto.
A comitiva percorreu toda a extensão construída, observando a estrutura que está sendo preparada para se tornar uma referência no Estado na Atenção Especializada à Pessoa com Deficiência. Da comitiva participaram os secretários de Obras, Valmor Barbosa, e Comunicação, Sales Neto, o construtor da obra, Luciano Barreto, representantes das quatro modalidades de deficiências e de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Construção do Centro Especializado em Reabilitação (Foto: SES/SE)
Para o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Cláudio Brito, o CER IV representa um grande avanço para as pessoas com necessidades especiais. “Só em você não precisar mais se afastar da família, como eu que tive esse desgosto, de ficar um ano no Sara (Hospital Sara Kubitschek) de Salvador, longe da minha família, o que foi muito ruim. O tratamento não anda porque a gente sente depressão. Então, o mais importante é que o CER vai reabilitar todas as pessoas que precisam do serviço”, comemorou.
Enfático no quanto o CER IV representa para os usuários do SUS, o secretário Almeida Lima destacou a grandiosidade da obra. “O CER IV vem atender uma necessidade e fechar uma lacuna existente em nosso Estado porque vamos oferecer assistência nas quatro modalidades de deficiência. Aliás, uma obra que vai se tornar referência em todo país, inclusive a secretaria já está se preocupando a parti de agora com sua instalação, móveis, equipamentos e recursos humanos, para colocá-lo em funcionamento”, disse Almeida.
Almeida Lima acompanha governador de Sergipe em visita à construção do Centro Especializado em Reabilitação (Foto: SES/SE)
Espaço de Educação
O secretário anunciou que estará em breve iniciando as tratativas com a Universidade Federal de Sergipe e instituições não governamentais para estabelecer parcerias que resultem na melhor assistência às pessoas com necessidades especiais. “Aqui será um espaço grandioso para a educação, para a formação de novos médicos, fisioterapeutas, fisiatras, mas também iremos buscar parceria com as instituições filantrópicas que trabalham diretamente com essa questão para que o trabalho seja o mais digno possível”.
Carolyn Carvalho é a presidente do Centro Integrado Raio de Sol (antiga Rosa Azul) e vê com alegria a construção do CER IV chegando ao final. “Depois de décadas a gente pedindo atenção pelas ONGs Raio de Sol e Apae, a gente finalmente tá vendo que vai ser dessa vez. Vai ser ótimo o centro, uma referência para o Estado todo, e nós vamos dar o apoio que for necessário porque o tratamento tem que ser perto da casa da pessoa com deficiência. Seremos parceiros e ninguém vai ficar sem atendimento depois que tudo estiver funcionando”, atestou ela.
Compartilha da mesma expectativa o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Max Guimarães. “É uma coisa extraordinária para a população de Sergipe, especialmente para a pessoa com deficiência. Teremos tratamento para todas as deficiências e isso vai melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e poderemos melhorar o atendimento com uma estrutura como essa”, declarou.