Agentes de endemias de Sergipe participam de oficina sobre cuidados com morcegos
Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: SES/SE)
“O pesquisador está desenvolvendo um trabalho em Sergipe e, em parceria com o Estado, ele tem ministrado palestras para os agentes de endemias sobre os cuidados com os morcegos, pois algumas espécies do mamífero podem transmitir doenças, como a raiva, principalmente para animais de grande porte, a exemplo de bois e cavalos. Em Sergipe não temos registro de doenças transmitidas por morcegos, mas é preciso ter cuidado. E, como os agentes de endemias estão sempre em contato com a comunidade, inclusive, da zona rural, eles devem estar preparados para orientar as pessoas e também para saber o que fazer em caso de ocorrência de mordida de morcego”, disse.
Ainda de acordo com ela, o pesquisador já ministrou palestra para os agentes de endemias que atuam na região de Itabaiana e Propriá, e semana que vem será na de Aracaju. “No total, o pesquisador passará por sete regiões em Sergipe falando sobre diversos aspectos relacionados aos morcegos. Além disso, nas oficinas, o palestrante está desmistificando a questão de que todos os morcegos são perigosos. Na verdade, apenas algumas espécies podem oferecer perigo para os animais de grande e pequeno porte e também para o homem por transmitirem doenças. Ou seja, é uma palestra também esclarecedora”, afirma Sidney.