Data da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde é transferida para dia 26
Data da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde é transferida para dia 26 (Foto: Ascom/SES)
Durante o evento serão tiradas 12 propostas das centenas que foram indicadas pelos municípios nas pré-conferências, realizadas em agosto passado. As propostas serão levadas para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que irá acontecer em Brasília no período de 29 e 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro.
Os eixos que irão nortear a pauta da conferência estadual e, depois, em novembro, a conferência nacional são: O lugar da Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS); Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, prática e processos de trabalho na Vigilância em Saúde; e, Vigilância em Saúde participativa e democrática para o enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.
Na conferência serão eleitos 32 delegados que irão representar o Estado de Sergipe no evento nacional. Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe, Eduardo Ramos Gomes, a conferência se reveste de muita importância porque é a partir das discussões e aprovação de propostas que se elabora os planos nacional, estadual e municipal de saúde.
“Também vamos homenagear seis pessoas que contribuem para o fortalecimento do controle social em nosso Estado e estão entre os patrocinadores da conferência. Entre os homenageados estão os secretários de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, e do Meio Ambiente, Olivier Chagas”, destacou o vice-presidente