Aracaju (SE), 26 de junho de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 23/10/2017
Pub.: 23 de outubro de 2017

"Outubro Rosa": Caism realiza programação especial com palestras e testes rápidos

A manhã desta segunda-feira, 23, foi totalmente diferente no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism), que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Isso porque, a unidade realizou o dia “D” do “Outubro Rosa”, mês de incentivo à prevenção e controle do câncer de mama, com uma programação especial que contou com palestras sobre o câncer do colo do útero e de mama, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e com a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, para tornar o dia mais divertido, o Caism, disponibilizou para suas usuárias, acompanhantes e servidoras, sessão de massagem e de embelezamento.

"Outubro Rosa": Caism realiza programação especial com palestras e testes rápidos (Foto: SES/SE)

"Outubro Rosa": Caism realiza programação especial com palestras e testes rápidos (Foto: SES/SE)

“Organizamos um dia divertido e diferente, mas sem esquecer o principal objetivo que é a promoção à saúde. Por isso, realizamos palestras sobre câncer, ofertamos os testes rápidos e, claro, oferecemos também atividades interativas, relaxantes e de embelezamento, como maquiagem para as mulheres se sentirem ainda mais especiais”, disse, Débora Matos, coordenadora do Caism.

E para o gerente do Programa IST/Aids, da SES, Almir Santana, que foi um dos palestrantes do dia “D”, atividades como esta são importantes para que as mulheres fiquem bem informadas e cuidem mais da saúde.  Durante sua fala, Almir destacou a importância do exame da sífilis no pré-natal, tanto para a gestante quanto para o seu parceiro, e também da vacina contra a hepatite B, disponível nas unidades de saúde.

“Conversamos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com destaque para o exame da sífilis porque muitas pessoas acham que só a gestante deve fazer o exame durante o pré-natal e não é. O seu parceiro também precisa. E isso é fundamental para evitar a sífilis congênita, que é quando a mãe passa para o bebê a doença, através da placenta. Outro ponto importante é o uso do preservativo também na gestação, para evitar doenças, e a vacina contra a hepatite B que deve ser tomada durante a gravidez. São informações pertinentes e que fazem toda a diferença para a saúde das mulheres e o combate a doenças”, afirma.

Usuárias
A agricultora Maria José Melo, por exemplo, veio do município de Poço Redondo para ser atendida no Caism e foi surpreendida com a programação especial. Ela conta que, assistiu às palestras e que aprendeu muito sobre a saúde da mulher. “Foi uma manhã muito produtiva. Assisti às palestras, aprendi bastante e vou repassar tudo o que ouvi aqui para o meu marido. A partir de hoje, eu e ele vamos cuidar mais da nossa saúde”, declara.

Já a dona de casa Aline dos Santos, que está fazendo o seu pré-natal no Caism, aproveitou a oportunidade para ser maquiada. “Passei pela consulta, assisti a uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e depois aproveitei para ser maquiada. Qual é a mulher que não gosta de ficar ainda mais bonita?”, brinca.

Mamografia
Durante este mês, em decorrência das ações do Outubro Rosa, o Caism está disponibilizando acesso ao exame de mamografia para as mulheres acima de 40 anos sem a necessidade de regulação médica. “A unidade, durante todo este mês, está porta aberta para o exame de mamografia, ou seja, não é preciso de encaminhamento médico.”, conta Lídia Castelino, coordenadora Estadual de Serviços Especializados (Cese), da SES.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação