Plano Diretor de Sangue orientará ações do Hemocentro de Sergipe
Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 26, com a participação dos gestores da administração e das áreas técnicas do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, discutiu-se o Plano Diretor de Sangue Estadual. O documento, além de orientar a política do sangue, serve como uma ferramenta à gestão, na condução dos processos de trabalho para o atendimento hemoterápicos e hematológicos no Estado.
Plano Diretor de Sangue orientará ações do Hemocentro de Sergipe (Foto: SES/SE)
O Plano de Sangue consta os objetivos, diretrizes e metas para os serviços que são formulados tomando por base a análise de dados gerais dos ciclos produtivos do sangue, coleta, sorologia, imunohematologia, produção, dispensação para a rede hospitalar e atendimento transfusional e ambulatorial prestado na unidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será encaminhado para Coordenação Geral de Sangue e Hemocomponentes (CGSH) do Ministério da Saúde (MS) que acompanha a sua implantação.
A gerente da Hemorrede, Mariamália Newton Andrade, explicou que o plano diretor de sangue estadual é o instrumento que norteia a diretriz orçamentária e operacional do sangue. “Essa apresentação é para que todos os gestores do hemocentro discutam o plano e conheçam seus objetivos para que possam trabalhar para alcançar suas metas e objetivos específicos e também oportuniza um momento de reflexão sobre a hemorrede estadual”, ressaltou a gestora.
Dentre algumas metas propostas pelo plano, está a institucionalização do Plano Estadual de Qualificação da Hemorrede; implantação do sistema Hemovida nas unidades do interior de Sergipe; renovação do parque tecnológico; uso racional do sangue; melhoria da capacidade operacional do hemocentro; organização da rede hematológica a partir da atenção primária e a qualificação do ato transfusional em toda a Hemorrede pública.
O superintende do Hemose, Sergio Viana, considerou o momento importante para todos que trabalham na gestão do sangue. “Costumo dizer aos gerentes e aos colaboradores que a superintendência está aberta ao dialogo. Queremos ouvir a todos e juntos buscarmos as ferramentas necessárias para melhoria dos serviços realizados pelo hemocentro de Sergipe”, destacou.
Para a assessora Técnica do Serviço de Hemoterapia, Lourdes Alice Marinho, o Plano Diretor é um dos principais instrumentos de planejamento da instituição. “O serviço precisa desse plano para guiar o trabalho da gestão e dos profissionais. Esse documento será levado para o Ministério da Saúde para buscar a qualificação e a promoção da atenção à saúde de todos que necessitam desses serviços”, disse.
Serviços
Atualmente a Hemorrede é formada pelo Hemocentro Coordenador, as Agências Transfusionais (ATs) coordenadas pela unidade que estão localizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospitais Regionais dos municípios de Lagarto e Itabaiana, além do Banco de Sangue Privado – que atende os serviços exclusivamente privados.