Huse recebe visita de Gilmar Carvalho que cobra ação de outros setores da saúde
O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) recebeu na manhã desta sexta-feira, 3, a visita do deputado estadual Gilmar Carvalho, que veio conferir de perto algumas demandas cirúrgicas, situação de pacientes que estão há meses internados aguardando vagas para hemodiálise em clínicas privadas, além da Área Verde Trauma que está com pacientes aguardando vagas no Hospital Cirurgia para procedimentos que só podem ser realizados naquela unidade.
Huse recebe visita de Gilmar Carvalho que cobra ação de outros setores da saúde (Foto: SES/SE)
O deputado sentiu de perto o problema da superlotação e comparou o Huse a uma cidade grande e naturalmente, como toda cidade grande tem seus problemas. “Uma coisa que me chamou atenção aqui no Huse é o carinho que os funcionários, os servidores e os terceirizados têm para com os pacientes. A questão estrutural precisa melhorar, a gente percebe algumas reclamações, muitas sobre as cirurgias, a questão da diálise que estão com as clínicas lotadas, o fechamento da clínica em Itabaiana isso prejudica bastante e faz com que esses pacientes passem meses aqui no Huse realizando esse tratamento, e também a questão que envolve o Hospital Cirurgia que, cada vez que fecha, é mais gente necessitada ficando no Huse”, explicou Gilmar Carvalho.
O coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, conversou com o deputado e explicou a real situação do hospital. “O Huse já não tem a quem mais recorrer. Nós já levamos em todas as esferas, como o Ministério Público Federal e Estadual, todos os órgãos competentes de fiscalização já estão cientes que o Huse passa hoje por uma superlotação, não só por uma demanda espontânea, mas, por pacientes que estão prontos esperando outros procedimentos”, ressaltou.
Ele disse ainda que o Huse conta hoje com cerca de 30 pacientes renais crônicos que estão com sua alta hospitalar, aguardando apenas a vaga na clínica privada que tem convênio com os municípios. “Eu tenho 30 pacientes que poderiam estar fazendo hemodiálise nessas clínicas conveniadas e que gerariam mais 30 leitos prestando novos serviços com mais qualidade à população. Hoje eu tenho 25 pacientes ortopédicos prontos esperando para fazer o procedimento cirúrgico no Hospital Cirurgia, então, tudo isso causa congestão consequentemente uma superlotação”, afirmou o coordenador.
Nesses casos, se a população está sendo vítima, o Huse também é vítima e muitas vezes sai como um fator negativo na mídia. Viníciu Vilela concluiu dizendo que o Huse é a salvação para a população quando os outros serviços não estão sendo prestados e que a visita de autoridades ao Huse são válidas e importantes, pois nada tem para esconder.
“Nós somos a salvação para a população quando os outros serviços não estão prestando assistência a contento. A visita de autoridades que também têm o poder de fiscalização, é importante. Quando eles são eleitos, eles têm esse papel de fiscalizar o que está acontecendo em todos os âmbitos, entre eles a saúde do Estado, então, é mais uma voz e uma esperança para os pacientes. O Huse não está querendo esconder nada, estamos querendo a ajuda de todas as autoridades possíveis para pressionar de quem quer que seja o dever de prestar a assistência correta”, concluiu.