SES/Sergipe prepara gestores para o combate às ISTs no Programa Saúde na Escola
SES/Sergipe prepara gestores para o combate às ISTs no Programa Saúde na Escola (Foto: SES/SE)
A capacitação é destinada aos gestores e nesta segunda-feira é dirigido ao grupo que integra as regionais de Propriá, Itabaiana e Socorro. Na última sexta-feira, 10, foram contempladas as regionais de Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Aracaju. “Para a oficina nós convidamos gestores do Programa Saúde na Escola e da Atenção Básica, bem com o gestores da área de Educação de cada região porque entendemos que é preciso haver uma maior integração entre aqueles que respondem pelo PSE”, explicou o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana.
Segundo ele, estão sendo abordados temas como sexualidade e vulnerabilidade. “Nós precisamos retomar o assunto sexualidade, inclusive fazendo abordagem com relação a questões que estão em destaque na mídia, como os transgêneros. Também falamos sobre vulnerabilidade, porque é importante que quem trabalhe com IST possa ter consciência do que seja vulnerabilidade para que possam trabalhar com os jovens vulneráveis nas escolas, eles saberem o que é um jovem vulnerável, e priorizarem as ações focando esses jovens. Por exemplo, é importante que as escolas saibam que os jovens gays são muito vulneráveis ao HIV”, reforçou Almir Santana.
Durante a capacitação também foram tratados temas como sífilis, um assunto muito importante na atualidade devido ao crescimento dos casos da doença em Sergipe, segundo destaca o gerente do programa, acrescentando que ainda se abordou hepatites virais e HPV. “Focamos a necessidade de melhoria da vacinação, tanto da Hepatite B quanto do HPV, considerando que a cobertura vacinal foi pequena nas últimas campanhas”, finalizou Santana.