Adolescentes solidários retornam ao Hemose para colaborar com doação de sangue
O projeto ‘Amor na Veia’, idealizado por alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, realizou nesta quarta-feira, 13, uma mobilização para sensibilização e doação de sangue. A ação, com a participação de pouco mais de 40 discentes, mudou a rotina do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde.
Adolescentes solidários retornam ao Hemose para colaborar com doação de sangue (Foto: SES/SE)
Em todos os setores da unidade, adolescentes aguardavam o momento de passar pelas avaliações clinicas, antes de seguir para sala de coleta. Arthur Vinicius Menezes Santos, 16 anos, contou que o seu principal incentivo veio da família, a mãe, a irmã e um primo, todos doadores de sangue. “Eu pedi a autorização e minha mãe brincou comigo por causa da minha alimentação, mas também elogiou minha atitude”, relatou satisfeito, após a finalização do procedimento.
A decisão de Iris Samanta Maciel da Fonseca, 16 anos, chamou a atenção da mãe, ao assinar o termo de a autorização para menor realizar a doação de sangue. “Achei muito legal o gesto dela de não contestar um desejo meu. Na próxima vez ela disse que virá comigo. Pra quem nunca doou é um incentivo saber que temos o apoio de nossos pais. Confesso que fiquei com medo mesmo, foi de não poder doar, mas consegui, e, estou muito feliz”, comentou.
O ‘Amor na Veia’, é iniciativa de uma ex-aluna da unidade escolar, Carine Alves Cardoso, que ao finalizar o Ensino Médio lançou a ideia da ação solidária com a participação dos colegas. “Estou feliz, porque mesmo não estando no Atheneu, os colegas que iniciaram o projeto comigo permanecem doando. E hoje, um colega, Ryan Victor, está fazendo essa mobilização na escola para estimular a doação de sangue entre os estudantes do 1º, 2º e 3º anos”, destacou Carine.
Presente ao momento, a professora da disciplina Projeto de Vida Eletiva, Daiane Tarrago elogiou o gesto do grupo e da ex-aluna. “O jovem, de forma geral, precisa ser incentivado. Como são adolescentes, eles têm muitas coisas na cabeça, e quando são chamados, colaboram. Uma ação como essa é uma forma de plantar uma sementinha para construção de um cidadão mais consciente e participativo”, ponderou.
Doação em dezembro
De acordo com a gerente de Captação de Doadores, assistente social, Rozeli Dantas, o Hemocentro de Sergipe prossegue com o chamamento público para que os voluntários de todos os grupos sanguíneos: O, A, B e Ab positivo e negativo possam colaborar com o serviço e, consequentemente, com a manutenção do estoque estratégico de sangue. “Queremos lembrar que nos meses de dezembro e janeiro esse apoio dos doadores e daqueles que ainda não doaram é imprescindível. O Hemose atende a rede hospitalar composta por hospitais e maternidades onde a demanda por transfusões sanguíneas é diária”, salientou. Mais informações sobre o serviço de doação de sangue, campanhas, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.