Aracaju (SE), 03 de dezembro de 2024
POR: Bruno Leonel
Fonte: Ascom Sebrae/SE
Pub.: 02 de junho de 2015

Empreendedores destacam necessidades e pontos fortes do Santa Maria

O foco é desenvolver o planejamento estratégico com informações coletadas durante encontro com lideranças empresariais.

Empreendedores destacam necessidades e pontos fortes do Santa Maria  (Foto: Ascom Sebrae/SE)

Empreendedores destacam necessidades e pontos fortes do Santa Maria (Foto: Ascom Sebrae/SE)

Empreendedores do Santa Maria participaram de um encontro no Hotel Aquários. A proposta foi realizar o planejamento estratégico para o desenvolvimento empresarial do Bairro, com foco em três temas prioritários: Empreendedorismo, Inclusão social e Comércio local. A reunião foi coordenada por técnicos e consultores do SEBRAE, que assessoraram no processo de construção das ações prioritárias que deverão ser realizadas na comunidade.

“As lideranças empresarias definiram os pontos fortes e as prioridades de melhorias. São eles quem mais conhecem as necessidades do Bairro e os principais interessados no seu desenvolvimento empresarial. Nossa equipe apenas coordena o processo, assessorando na construção do planejamento estratégico. A comunidade é quem define as necessidades do bairro, de forma que solucionadas proporcionem aumento econômico por meio do empreendedorismo”, explica Marianita Mendonça, analista do SEBRAE e gestora do projeto de desenvolvimento econômico e social do Santa Maria.

Segundo Marianita, em junho o projeto completa um ano de atividades. “No início foi mais complicado os empreendedores aderirem à proposta, pois não tinham conhecimento das ações que seriam desenvolvidas pelo SEBRAE. Hoje, já com resultados práticos de melhorias nas empresas que aderiram ao projeto, o número de empreendimento inseridos no processo de atendimento triplicou. Somente em 2015 já foram realizados até maio mais de 300 atendimentos a microempreendedores individuais e a micro empresas”, explica a gestora do projeto. 

Para o empreendedor Jamisson Dias da Silva, que possui uma mercearia no bairro, o projeto está permitindo que as pessoas tenham acesso ao conhecimento. “Aderir ao projeto está sendo ótimo, tenho aprendido bastante, tem melhorado o negócio. Estou tendo acesso a capacitações sobre atendimento, higiene, como comprar melhor. A empresa está crescendo e os clientes satisfeitos”, diz Jamisson.

Trabalho em Equipe 

Pedro Gomes Fiscina, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, acha que esse encontro com as lideranças será o divisor de águas, dará ainda mais força e sustentabilidade ao projeto, com os participantes tornando-se multiplicadores do processo de mudanças do bairro. 

“Temos realizado diversas ações por meio de outros programas e projetos coordenados pelo SEBRAE como o Negócio a Negócio, Oficinas SEI e Na Medida. Estamos utilizando produtos e serviços da Instituição disponíveis nas Unidades de Soluções Empresariais, Atendimento Individual e Atendimento Coletivo Comércio e Serviços, que estão trabalhando de forma integrada”, alerta Fiscina. 

Para o empreendedor Douglas Santana Xavier, que está criando a própria confecção, o trabalho que está sendo realizado com a comunidade está sendo muito importante para o desenvolvimento do bairro. “Nasci e me criei no Santa Maria, existem muitas pessoas com potencial empreendedor na comunidade que só precisam de oportunidades e acesso ao conhecimento para crescer”, destaca Douglas.

Planejamento Estratégico   

A construção do planejamento tem como objetivo promover o fortalecimento do empreendedorismo, o crescimento econômico e desenvolvimento do território. Nos levantamentos feitos pelas lideranças do bairro foram destacados as prioridades e os pontos fortes. 

As prioridades são: Regularização fundiária (sem a escritura do imóvel não há como avançar na formalização dos negócios); Necessidade de fortalecimento da estrutura básica (segurança, educação, saúde, transporte, acessibilidade e lazer); Realizar trabalho de conscientização ambiental (problema do lixo acumulado em pontos que promovem a desvalorização do bairro); Necessidade de lojas de produtos alimentícios e prestadoras de serviços (pizzarias, restaurantes popular, lanchonetes e padarias); Continuar e aumentar as capacitações sobre educação empreendedora por meio do SEBRAE; Necessidade de construção de um mercado municipal (estruturar e organizar a distribuição de produtos); Construção de uma galeria para instalação de negócios diversificados (com conforto, segurança).

Pontos fortes destacados são: Empreendedores capacitados em Gestão de Negócios por meio do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae; Grande quantidade de empreendedores potenciais que podem gerar emprego e renda e de jovens com potencial para capacitação profissional; A presença de empresas comerciais e industriais (supermercado, banco, colégios, postos de saúde, FUNDAT e CRAS; Parcerias públicas e privadas (Cooperativa Catadores do Bairro Santa Maria (Coores), Junior Archievement, Instituto G Barbosa, Cooperativa Agentes de Reciclagem Aracaju (Care), Instituto Rahamin, Associação de Mulheres Trabalhadoras em Reciclagem (Mater), Energisa, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) e Ministério Público Estadual).

Informações na Unidade de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, com a analista Marianita Mendonça, gestora do projeto, telefone (79) 2106-7771. O trabalho está sendo desenvolvido com o apoio dos consultores Antônio Neto e Aurélio Cesar.


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