Julho Amarelo: Saúde de Sergipe intensifica ações contra as hepatites virais e disponibiliza testagem para a população
Na próxima quarta-feira, 27, a partir das 9h, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará no estacionamento do Hospital Amparo de Maria, em Estância, a partir das 9h, realizando testagem para o diagnóstico das hepatites virais, com apoio do município. No local também haverá uma palestra educativa sobre o assunto. Na quinta-feira, 28, às 17h, também ocorrerá testagem no Mirante da 13 de Julho destinada à população. No sábado, 30, às 8h, a ação de diagnóstico será na área entre os mercados centrais de Aracaju.

Julho Amarelo: Saúde intensifica ações contra as hepatites virais e disponibiliza testagem para a população - Foto: Flávia Pacheco | Ascom SES/SE
As iniciativas têm como objetivo se engajar na Campanha Julho Amarelo, que reforça as ações de vigilância, diagnóstico, prevenção e controle das hepatites. Neste sentido, a saúde vem promovendo durante este mês de julho várias ações, como palestras educativas e testagem para diagnosticar a infecção.
Ocorreram testagens no Estádio Lourival Batista, no último dia 17, para os torcedores e ex-atletas; no dia 20, a ação ocorreu na Praça General Valadão, para a população em geral. Além disso, nesta segunda, 25, o médico Almir Santana, ministrou uma palestra para funcionários e terceirizados da Mosaicc Fertilizantes, em Rosário do Catete.
O técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, disse que a campanha Julho Amarelo é essencial para estimular a procura pelos testes e diagnóstico precoce da infecção.
“O diagnóstico é muito importante. A hepatite B é uma infecção que tem tratamento e não tem cura. Já a hepatite C tem tratamento e cura e o diagnóstico precoce é essencial para prevenir outras doenças", reforçou o médico sanitarista.