FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 08 de setembro de 2025
POR: Ascom SES/SE
Fonte: Ascom SES/SE
Em: 15/09/2022 às 14:29
Pub.: 15 de setembro de 2022

Secretaria de Estado da Saúde atualiza profissionais da saúde sobre novos protocolos relacionados à Profilaxia Pré Exposição (PREP)

A diretoria de Vigilância em Saúde da SES, através da gerência do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realizou uma atualização dos protocolos relacionados à Profilaxia Pré Exposição (PREP) estabelecida pelo Ministério da Saúde, com os profissionais de saúde  do Hospital Universitário, em Aracaju.

Médico sanitarista Almir Santana - Foto: Ascom SES/SE

Médico sanitarista Almir Santana - Foto: Ascom SES/SE

O médico sanitarista, Almir Santana, falou sobre os novos protocolos e destacou que os profissionais fiquem atentos para às necessidades do público com relação à prevenção combinada. “O HU foi o primeiro serviço de estado a atender usuários que têm indicação à PREP. Atualizamos o novo protocolo lançado pelo Ministério da Saúde. Mostramos quais são as principais indicações para ter acesso à PREP, as mudanças que ocorreram no protocolo, por exemplo, a primeira dose do medicamento para prevenir o HIV tem que ser dose dupla, a não exigência de tantos exames, inclusive da função hepática. O Ministério da Saúde está simplificando o acesso à profilaxia”, disse Almir.

O médico ainda ressaltou que as consultas de acompanhamento desses usuários passam a acontecer a cada três meses. “Outra coisa importante dessa atualização foi mostrar aos profissionais  as diferenças de público com indicação de PREP e PEP (Profilaxia Pós Exposição). Muitas vezes, pessoas que procuram a PEP, têm indicação da PREP porque se expõe mais nas relações sexuais sem camisinha”, finalizou o médico.

Na Profilaxia Pós-Exposição (PEP), a utilização de medicamentos em pessoas depois de terem tido um possível contato com o vírus HIV, geralmente  é procurada em  situação de violência sexual; relação sexual desprotegida, ou quando há  rompimento da camisinha, acidente com instrumentos perfurocortantes e em contato direto com material biológico. Já  a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), é o uso preventivo de medicamento antes  da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PREP, deve ser utilizada se quando pode ter alto risco para adquirir o HIV, por ter relações sexuais  sem camisinha.


Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação