Aracaju (SE), 02 de novembro de 2024
POR: Wellington Amarante
Fonte: Ascom Sebrae/SE
Pub.: 08 de setembro de 2015

Movimento busca incentivar compras junto aos pequenos negócios

Iniciativa já vem sendo divulgada em diversos municípios sergipanos.

Movimento busca incentivar compras junto aos pequenos negcios (Foto: Alfredo Moreira)

Movimento busca incentivar compras junto aos pequenos negcios (Foto: Alfredo Moreira)


O Sebrae, em parceria com diversas entidades da sociedade civil, lançou em todo o país o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa busca incentivar os cidadãos a adquirir produtos e serviços junto ás micro e pequenas para auxiliá-las a superar as adversidades e fortalecer a economia.

A preocupação em apoiar esse segmento se dá pela sua importância para o país. Os pequenos negócios, aqueles que faturam até R $ 3,6 milhões por ano, representam mais de 95% do universo empresarial brasileiro, geram 52% dos empregos e respondem por 27% do PIB do país.

O Movimento tem como momento chave o dia 5 de outubro, quando é comemorada o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Porém, diversas atividades já estão sendo realizadas para divulgar a campanha e promover o diálogo com os empresários e consumidores. 

Uma dessas ações foi realizada no município de Tobias Barreto na última segunda-feira durante o Desfile Cívico. Durante a apresentação das escolas, uma equipe coordenada por técnicos do Sebrae distribuiu panfletos e divulgou o Movimento junto aos consumidores e empresários da região.

“Reconhecemos a importância dos pequenos negócios e nada mais justo do que incentivar os nossos cidadãos a comprar os seus produtos no comércio local. Essa decisão traz benefícios para todos, já que com o crescimento das empresas temos um aumento na geração de empregos e de tributos para o município, permitindo que os recursos sejam investidos em benefício da própria população”, ressaltou Dilson de Agripino, prefeito de Tobias Barreto, que com o apoio da secretária de Indústria e Comércio, permitiu a participação da equipe do Sebrae no evento.

Novas ações

Alem de Tobias Barreto também estão previstas novas atividades em diversos municípios do interior sergipano. Nesta quarta-feira uma caravana do Sebrae chega ao município de Lagarto para divulgar o Movimento. Na quinta-feira a comitiva desembarca em Propriá e na sexta-feira na cidade de Estância.

No dia 14 de setembro é a vez da população de Itabaiana conhecer um pouco mais sobre a iniciativa. Os cidadãos de Nossa Senhora da Glória também terão a oportunidade de participar da campanha no dia 15, enquanto um novo ato está programado para a cidade de Tobias Barreto, desta vez na quarta-feira, 16 e em Aracaju no dia 17. 

O Movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’ em Sergipe contará ainda com uma série de ações.  Umas das principais é a realização de uma Semana de Capacitação entre os dias 21 e 26 de setembro em Aracaju e outros sete municípios como forma de preparar os empresários para o dia 5 de outubro. Na oportunidade serão oferecidas palestras, oficinas, consultorias e clínicas tecnológicas nas áreas de vendas, finanças, inovação, mídias sociais e sustentabilidade. 

No dia 23 de setembro, no Iate Clube de Aracaju, será promovida uma Rodada de Negócios Multissetorial. As inscrições para o evento já estão abertas pelo site www.rodada.com.br

Outra ação para estimular os pequenos negócios é a realização do Fomenta no dia 01 de outubro, um evento que busca aumentar a participação das Micro e Pequenas Empresas no volume de compras dos órgãos de governo e das empresas estatais de modo a proporcionar a aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e serviços.

No dia 5 de outubro também está prevista a realização de uma Feira, em Aracaju, para comercialização de produtos agrícolas oriundos de pequenas propriedades rurais

“Queremos mostrar que de pequeno em pequeno negócio se constrói um grande país. Eles geram empregos e fazem a economia girar, ajudando a impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde atuam e promover a melhoria da qualidade de vida. Por tudo isso os pequenos negócios não são importantes apenas para os seus donos, mas são fundamentais para o equilíbrio social e econômico do Brasil”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação