FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Assessoria Projeto Rede Solidária de Mulheres
Fonte: Assessoria Projeto Rede Solidária de Mulheres
Em: 17/01/2023 às 09:26
Pub.: 17 de janeiro de 2023

Catadoras de Mangaba participarão do Projeto Paisagens Alimentares da Embrapa/AL

As Catadoras de Mangaba do Povoado Pontal, localizado no município de Indiaroba, foram escolhidas, por meio da Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, para participar do Projeto Paisagens Alimentares, idealizado e desenvolvido pela Embrapa Alimentos e Territórios, com sede em Maceió (AL), em cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio da Prefeitura de Indiaroba.  

Catadoras de Mangaba participarão do Projeto Paisagens Alimentares da Embrapa/AL - Foto: Assessoria Projeto Rede Solidária de Mulheres

Catadoras de Mangaba participarão do Projeto Paisagens Alimentares da Embrapa/AL - Foto: Assessoria Projeto Rede Solidária de Mulheres

O desenvolvimento do turismo em paisagens alimentares rurais será feito nos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e vai oferecer suporte tecnológico e visibilidade social para produtores e produtos agroalimentares a partir dos nexos entre biodiversidade-agricultura-ambiente-turismo.

A ideia original do projeto é possibilitar ao turista vivenciar experiências relacionadas às tradições, culturas e modos de vida e de produção. Um modelo de turismo que possa incentivar a conservação e a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, “a comunidade do Povoado Pontal tem um potencial gigante”, acredita Alicia Salvador, presidente da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai).

Pontal é banhada pelas águas calmas do Rio Real, que faz divisa entre Sergipe e Bahia, muito conhecida por ser um dos principais pontos de partida para a praia de Mangue Seco, mas também berço de uma biodiversidade rara, responsável pelo modo de vida das mulheres marisqueiras, pescadores artesanais, artesãs e mulheres extrativistas como as catadoras de mangaba. É também o local de uma culinária ímpar com iguarias produzidas a partir do aratu, do pescado, da mangaba e de outras frutas da região.

“Tudo isso forma uma belíssima paisagem natural que precisa ser reconhecida e preservada. Por isso, acredito que o projeto pode contribuir não só com a questão econômica das mulheres, incentivando a economia local, mas também construindo consciência ambiental, através de um tipo de turismo que mostra quem somos de verdade e o quanto isso é importante para a manutenção da nossa cultura e da nossa vida”, disse Alicia.

Para o coordenador do projeto Aluísio Goulart, "o desenvolvimento do turismo sustentável, no âmbito das paisagens alimentares rurais, associado aos seus patrimônios gastronômicos, espaços rurais e tradições, permitirá ainda promover e fortalecer a inclusão social, ao oferecer alternativas de emprego e diversificação das fontes de renda para a população do meio rural, que é impactada com mais força se comparada com a de áreas turísticas urbanas, já estabelecidas", afirma.

“As paisagens alimentares possibilitam o turismo de experiência em que a culinária, a história, a tradição, o território, os ingredientes e os sistemas agrícolas que os produzem compõem um cenário único, rico de singularidades, permitindo aos consumidores encontrarem produtos diferenciados”, completa Goulart.

Próximos Passos
Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, técnicos da empresa LAB Turismo, especializada em turismo sustentável, farão um diagnóstico no território de Pontal junto às comunidades, acompanhados do corpo técnico da Embrapa Alimentos e Territórios e com a ajuda e parceria da Ascamai, Secretária de Estado do Turismo, Prefeitura de Indiaroba e Universidade Federal de Sergipe.

O objetivo, segundo Aluísio Goulart, é promover uma coleta de dados e fazer o reconhecimento da área, através de uma metodologia participativa. Ele destacou o papel do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe nesse processo.

“O trabalho realizado pela equipe técnica do Projeto Rede é muito bem feito e isso contou muito a favor para a escolha das catadoras de mangaba e certeza de que o Projeto Paisagens Alimentares terá uma sustentabilidade nas suas ações mesmo após os seus 18 meses de duração” acredita Goulart.

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe é realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) em parceria com a Petrobras e o apoio da Universidade Federal de Sergipe.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação