Aracaju (SE), 08 de julho de 2025
POR: Assessoria Energisa/SE
Fonte: Assessoria Energisa/SE
Em: 15/03/2023 às 15:50
Pub.: 15 de março de 2023

Energisa esclarece dúvidas sobre iluminação pública

Responsabilidade é das prefeituras.

Energisa esclarece dúvidas sobre iluminação pública - Foto: Assessoria Energisa/SE

Energisa esclarece dúvidas sobre iluminação pública - Foto: Assessoria Energisa/SE

Quantas vezes você já se deparou com lâmpadas de postes apagadas em ruas ou praças? A Energisa tem a responsabilidade de garantir as redes de distribuição de energia elétrica em plenas condições a fim de suprir a carga do sistema de iluminação pública com qualidade e continuidade, mas a responsabilidade pela iluminação pública é das prefeituras.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sergipe, Wellington Aranha, explica que por verem a taxa de iluminação pública cobrada todo mês na conta de energia, as pessoas imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública. “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determina que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, prefeituras", explica.

Ainda segundo Wellington, por mais que as prefeituras mantenham canais de atendimento à disposição da população para atender os pedidos referentes à iluminação pública, tem sido comum as pessoas contatarem a Energisa para solicitar a substituição de lâmpadas queimadas ou para informar sobre postes com luzes acesas ao longo do dia.

"Nesses casos explicamos o procedimento e direcionamos o cliente para que faça a sua solicitação diretamente à gestão municipal. Sempre que precisar solicitar serviços de manutenção em pontos de iluminação pública na sua rua, bairro ou cidade, o caminho é entrar em contato direto com o poder público municipal, para que ele recepcione corretamente e dê andamento à solicitação de reparo", esclarece Wellington.

Taxa de iluminação pública
Quanto à cobrança da taxa ou Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que vem mensalmente na fatura de energia, Wellington explica que o valor é repassado integralmente às prefeituras que devem usar esses recursos para custear o serviço de iluminação pública. A CIP é um tributo definido na Constituição Federal e seus valores são estabelecidos em cada localidade mediante leis e decretos municipais.

Quando contatar a Energisa?
Além de recolher a taxa de iluminação pública, a Energisa tem a responsabilidade de garantir o fornecimento de energia elétrica para 847 mil clientes, distribuídos nos 63 municípios de atuação da concessionária. A empresa deve ser contatada em casos de árvores próximas à rede elétrica, postes de distribuição de energia danificados e fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas.   

Para falar com a Energisa, acesse os canais de atendimentos:
Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
Gisa: gisa.energisa.com.br
Site: www.energisa.com.br
Call Center: 0800 079 0196 


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