FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: MPSE
Fonte: MPSE
Em: 01/08/2023
Pub.: 02 de agosto de 2023

Municípios sergipanos assinam pacto de preservação ambiental

Municípios sergipanos assinam pacto de preservação ambiental - Foto: MPSE

Municípios sergipanos assinam pacto de preservação ambiental - Foto: MPSE

Na manhã desta segunda-feira, 31, a sede do Ministério Público de Sergipe (MPSE) foi local de importantes reuniões, nas quais os prefeitos dos municípios de Pedrinhas, Arauá, Riachão do Dantas, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhi assinaram os Pactos de Preservação Ambiental. Sob a presidência dos representantes do Ministério Público de Sergipe, do Trabalho e de Contas, o objetivo primordial desse documento é a erradicação dos lixões, assegurando a destinação apropriada dos resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas e implementação da coleta seletiva. Todos os prefeitos presentes endossaram o pacto.

A promotora de Justiça Aldeleine Barbosa destaca que o objetivo é garantir o cumprimento efetivo da Política e do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, visando o fechamento dos lixões ainda em atividade no Estado de Sergipe. “Tais locais representam não apenas um problema ambiental, mas também afetam a saúde pública e a esfera social. É fundamental abrir caminho para soluções mais inteligentes e responsáveis na gestão de resíduos”.

De acordo com a Constituição, os municípios têm a responsabilidade de prestar serviços públicos de interesse local, incluindo limpeza pública, coleta, transporte e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Atualmente, Sergipe conta com 36 municípios que ainda mantêm lixões em funcionamento.

Com a assinatura do Pacto, ficará sob a incumbência dos municípios a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, a vigilância e proibição da permanência de pessoas nos lixões, o combate ao descarte inadequado de resíduos, a recuperação de áreas degradadas e a implementação de ações educativas na área ambiental.

Para o procurador do Ministério Público de Contas, Eduardo Rolemberg Cortês, os fechamentos desses pactos marcam o início da erradicação da destinação irregular de resíduos sólidos no estado.

Futuro dos catadores
O procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Rezende explica que o Ministério Público do Trabalho está unindo esforços para proteger os catadores e catadoras de materiais recicláveis e direcionar essas pessoas que trabalham nos lixões para cooperativas. Ele salienta que a situação dos trabalhadores nos lixões configura uma violação dos direitos humanos. “O MPT-SE tem se aliado ao MP-SE e ao MP de contas para direcionar recursos, em conjunto com a Justiça do Trabalho, para equipar e fortalecer as cooperativas em Sergipe”.

A assinatura do pacto também contou com a participação do representante do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul). Com essa ação conjunta entre autoridades e municípios, espera-se dar um importante passo rumo à preservação ambiental e à melhoria das condições de trabalho dos catadores, promovendo uma gestão mais sustentável e responsável dos resíduos sólidos em Sergipe.

Punição
Os gestores que persistirem em manter em funcionamento os "lixões" poderão ser responsabilizados pela prática dos crimes previstos nos artigos 54, § 2º, I, II e V, e 68, ambos da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação