FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 05 de novembro de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 01/09/2023
Pub.: 01 de setembro de 2023

Governo de Sergipe lança Protocolo "Não se cale!" para acolhimento às mulheres em situação de risco em estabelecimentos de lazer

Foi realizada uma "blitz" educativa em bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos, na região da Orla de Atalaia.

Governo de Sergipe lança Protocolo "Não se cale!" para acolhimento às mulheres em situação de risco em estabelecimentos de lazer - Foto: Ascom SPM

Governo de Sergipe lança Protocolo "Não se cale!" para acolhimento às mulheres em situação de risco em estabelecimentos de lazer - Foto: Ascom SPM

Encerrando as ações alusivas ao 'Agosto Lilás', o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel -SE), promoveu, nesta quinta-feira, 31, o lançamento do Protocolo ‘Não se cale!’. Na oportunidade, foi realizada uma 'blitz' educativa em bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos, na região da Orla de Atalaia.

A iniciativa busca atender a Lei Estadual nº 8624/2019, que estabelece que estes locais têm a obrigação de adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos, no âmbito do estado de Sergipe. O auxílio à mulher deve ser prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. Durante a blitz, foram distribuídos panfletos e fixados cartazes nos banheiros femininos com orientações sobre como buscar esse auxílio e a responsabilidade destes estabelecimentos.

A secretária da pasta, Danielle Garcia, ressaltou que o intuito é percorrer todo o estado de Sergipe capacitando e orientando os proprietários e funcionários dos estabelecimentos. “Para que todos deem o apoio necessário à mulher em situação de violência ou de risco nesses locais. Caso a mulher solicite apoio, ela pode se dirigir a qualquer funcionário do bar ou restaurante e informar o ocorrido. Além disso, se a vítima estiver numa situação de proximidade com o agressor, ela pode solicitar ao garçom o drink ‘La Penha’. Este será um código para que os funcionários do bar entendam que ela está em situação de perigo. Com o pedido desse drink a mulher pode ser retirada daquela situação e levada para um ambiente seguro”, explicou.

De acordo com a diretora de Proteção e Combate à Violência contra as Mulheres da SPM, Ana Carolina, essa é a efetivação do Protocolo de acolhimento as mulheres vítimas de violência. “O Protocolo ‘Não se Cale!’ vem justamente para mostrar a toda a sociedade que a questão do acolhimento a mulher perpassa por todos nós, desde a mulher que sofre a violência ou constrangimento, que está em risco e precisa ser acolhida, até nós que precisamos, ao identificar essa situação, acolher essa mulher, apoiar e não julgar. Essa é mais uma ação que veio a se somar no encerramento do 'Agosto Lilás', mas nossas atividades na SPM ocorrem durante todo o ano”, enfatizou.

Para o presidente da Abrasel-SE, Bruno Dórea, a defesa dessa causa direcionada à mulher interessa muito ao setor de bares e restaurantes. “Somos o setor que mais emprega a força feminina, entre empresárias e colaboradoras, e também estamos em todos os lugares. Então, acredito que podemos passar um recado muito importante à sociedade, não cabe mais violência à mulher. Essa é uma parceria muito importante com o Governo do Estado para que possamos ecoar nos quatro cantos do estado essa mesma mensagem. Sergipe é um estado pequeno, então dá para ser exemplo em todo o Brasil”, afirmou.

O deputado estadual Samuel Carvalho, autor da Lei 8.624/2019, destacou a importância da ação. “Queremos parabenizar o Governo do Estado e a Secretaria de Política para as Mulheres por tirar essa Lei do papel, ajudando assim as mulheres do estado de Sergipe”, salientou o deputado.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação