Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Fonte: Portal Infonet
Em: 29/09/2023 às 10:50
Pub.: 29 de setembro de 2023

Área que deve abrigar Complexo Solar Nova Sergipe passa por vistoria

O objetivo da inspeção é avaliar as condições do local para a instalação do empreendimento - Foto: Mariana Carvalho | Adema

O objetivo da inspeção é avaliar as condições do local para a instalação do empreendimento - Foto: Mariana Carvalho | Adema

O Complexo Solar Nova Sergipe está previsto para ser instalado em Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano. Em função disso, a área que fica localizada nas proximidades do povoado Capim Grosso, passou por uma vistoria realizada pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

O objetivo da inspeção é avaliar as condições do local para a instalação do empreendimento, considerando vegetação, recursos hídricos e infraestrutura. Além disso, também é verificada a existência ou não de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (ARL) na extensão do terreno.

“Tem uma parte de vegetação nativa e uma outra parte já bastante antropizada [cujas características originais foram alteradas] que é utilizada para pasto. Essa área é favorável por ser plana, com pouca vegetação, sendo propícia para a instalação do empreendimento. Também encontramos torres de transmissão em todo o terreno onde o empreendimento vai ser instalado e um rio cortando parte da área, que tem mata ciliar preservada e vai servir como Reserva Legal para este empreendimento”, diz o fiscal da Adema, Alessandro Bezerra.

O local deverá receber oito parques fotovoltaicos, implantados pela Atiaia Energia, numa área aproximada de mil hectares. A previsão é de pelo menos R$1,5 bilhão em investimentos. Segundo a empresa, o município de Canindé foi escolhido pela sua viabilidade técnica, por ser privilegiado pela irradiação solar, atributo essencial para a geração de energia solar.

A estimativa é que o Nova Sergipe produza 400 megawatts de energia por hora, gerando abastecimento para cerca de 1.800.000 pessoas com energia limpa. A duração prevista para a obra é de cerca de 30 meses, com uma média entre 70 e 75% de absorção de mão-de-obra de moradores do município.

Com informações da Adema


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação