Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: MPT Sergipe
Fonte: MPT Sergipe
Em: 12/12/2023
Pub.: 12 de dezembro de 2023

"Índice de subnotificação de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho é alarmante", afirma Procurador-Chefe do MPT-SE

Procurador Márcio Amazonas destacou o tema durante Seminário promovido pelo TRT-20.

"Índice de subnotificação de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho é alarmante", afirma Procurador-Chefe do MPT-SE - Foto: MPT Sergipe

"Índice de subnotificação de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho é alarmante", afirma Procurador-Chefe do MPT-SE - Foto: MPT Sergipe

O cenário da subnotificação dos acidentes de trabalho em Sergipe e no Brasil foi o tema da palestra do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Márcio Amazonas, durante o Seminário do Programa Trabalho Seguro.

O evento, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no auditório do TRT-20. De acordo com o Procurador-Chefe do MPT-SE, a taxa de subnotificação é elevada. “A realidade, em Sergipe, não é muito diferente do que observamos no Norte-Nordeste. Temos um índice de subnotificação alarmante, próximo dos 90%. Quando os órgãos dessa teia protetiva não têm acesso a essas informações, fica muito difícil combater o mal pela raiz”, explicou o Procurador.

Durante a sua participação, o Procurador Márcio Amazonas destacou a importância de notificar os casos, seja pelas empresas, empregados, sindicatos ou municípios, a fim de evitar danos à sociedade como um todo.

O evento contou ainda com a participação do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro, coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro. “Discutir saúde e segurança é tratar de capacitação e conscientização para combater os acidentes. Por isso, o Programa Trabalho Seguro, do TST, é baseado em democracia e diálogo para a construção de condições de trabalho mais dignas e seguras”, ressaltou o Ministro.

Durante o evento, também foi discutida a promoção da Saúde de Trabalhadoras e Trabalhadores da Pesca de Marisco em São Cristóvão, os riscos e as ações voltadas à proteção dos que desenvolvem essa atividade laboral. O Seminário destacou ainda os desafios para garantir a segurança e saúde no trabalho nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A Vice-Presidente do TRT-20 e gestora da Região Nordeste do Programa, a desembargadora Vilma Amorim, destacou a importância de discutir o tema. “Um trabalho seguro, um ambiente saudável e sustentável , tudo isso é fundamental. Todas as regiões estão trabalhando muito e o nosso objetivo é, justamente, a prevenção”, finalizou.


Notícias Indicadas

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação