Nuppe da Unit faz serviços gratuitos de usucapião em comunidades de baixa renda
Núcleo que atua em projetos de pesquisa e extensão com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo atendeu principalmente a moradores de bairros das zonas norte, sul e Grande Aracaju.
O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo da Unit presta assistência técnica na área a indivíduos e comunidades em situação de vulnerabilidade social - Foto: Acervo Unit
O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (Nuppe), ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), firmou-se em 2023 como um dos mais atuantes entre os projetos de extensão da instituição de ensino, atendendo principalmente a demandas que ficaram acumuladas por causa da pandemia da Covid-19. Entre os anos de 2022 e 2023, foram mais de 55 famílias atendidas pelos alunos e professores do núcleo, com elaboração de projetos e outros serviços relacionados à usucapião, procedimento legal que dá o direito de posse sobre um bem imóvel.
Apenas neste ano de 2023 (de janeiro a novembro), foram 28 atendimentos. Boa parte deles foram de pessoas requerentes que deram entrada em seus pedidos de usucapião ainda em 2019. A grande maioria dos terrenos contemplados foi em bairros das zonas norte e sul de Aracaju, como Japãozinho, Palestina, Santos Dumont, Coqueiral, 18 do Forte, Atalaia, Zona de Expansão e Coroa do Meio, além das cidades de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
“Todos têm um significado importante para a nossa equipe, pois sabemos que estamos realizando sonhos dessas pessoas”, resume a professora Rayane de Oliveira Alves, coordenadora do Nuppe, ao explicar que o usucapião envolve um extenso e cuidadoso trabalho, desempenhado pelos alunos que atuam no projeto, com a supervisão dos professores.
Ao receberem as demandas encaminhadas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), ligado ao curso de Direito da Unit, as equipes do Nuppe fazem visitas de campo aos endereços indicados, onde realizam levantamento cadastral e, a partir destas informações, desenvolvem os projetos de arquitetura, como planta baixa, planta de situação, localização e o memorial descritivo do imóvel. Após a construção destes projetos, com todas as taxas exigidas, tudo será devolvido ao NPJ para que ele dê sequência na documentação do usucapião. Todos os serviços são gratuitos.
Aprendizados
Para Rayane, o aluno que vivencia o Nuppe tem a oportunidade de conhecer diversas formas de atuar no mercado de trabalho. “No núcleo, eles desenvolvem não somente projetos de escritório, mas também projetos para as camadas sociais mais baixas; têm a oportunidade de desenvolver o senso criativo através da elaboração de mídias e da revista, de fazer uma boa rede de contatos e aprendem, sobretudo, a trabalhar em equipe, com cooperação, paciência e persistência”, explica.
Em seus anos de existência, o núcleo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit ajudou a formar muitos profissionais de renome no mercado. Os alunos que participam do projeto e se destacam acabam sendo encaminhados para estágios em escritórios do ramo. Apenas entre 2022 e 2023, foram cerca de oito estudantes. “Muitos arquitetos me procuram para indicação de alunos para vagas de estágio. Os alunos que compõem o Nuppe são muito bem preparados e possuem mais engajamento dentro do curso por estarem envolvidos nos ‘bastidores’ das organizações dos eventos, por exemplo”, revela a coordenadora.
Uma das estudantes que atuam no Nuppe é Késia Silva Alves, que está no quarto período do curso e faz parte da equipe que executa os levantamentos cadastrais. Ela conta que conheceu o projeto no início do ano, quando cursava a disciplina de Linguagem Técnica Digital. “Aprendi que a arquitetura é necessária e fundamental para as pessoas que têm vulnerabilidade social, porque ainda há um preconceito que acham que arquiteto só é preciso para pessoas de classe alta. Essas experiências que nos ajudam na vida acadêmica nos tornam profissionais "vividos" com experiência que ainda na faculdade tivemos, e para quando começarmos a vida profissional, querer e melhorar muitos pontos que sabemos que pode dar certo. E ter em mente os pontos que nunca poderemos fazer por que já vimos na prática que vai dar errado”, diz ela.
Outra participante é a aluna Laila de Almeida, do sexto período, que ingressou no núcleo curso por volta do quarto período e também faz parte das equipes que fazem o usucapião. Ela considera que a experiência está sendo uma das melhores de sua vida. “Eu aprendi a abrir meus horizontes no mercado de trabalho, pois não tinha ideia antes que o curso era tão vasto. Aprendi a melhorar minha dinâmica em trabalho em grupo, até porque não fazemos nada sozinhos no Nuppe, e sempre que preciso tem alguém para nos ajudar. E me ajudou a ver que Arquitetura e Urbanismo vai muito além de só fazer projetos do zero”, ressaltou.
Outros projetos
Para além dos serviços dedicados aos processos de usucapião e das atividades de estágio, o Nuppe também desenvolve outras atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa no âmbito da Arquitetura e Urbanismo. Uma delas é a elaboração da Revista Épura, publicação que traz todos os melhores projetos das disciplinas de projeto do semestre anterior; e a publicação de conteúdos para engajamento e visibilidade em mídias sociais. Ele executa também a digitalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que eram entregues em CD/DVD; e prestam apoio na organização e realização de eventos como o 1º CAUD (Congresso de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores) e a Feivest (Feira do Vestibular da Unit).
O Nuppe funciona no Bloco B, sala 40, do Campus Farolândia (Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia, Aracaju/SE). Outras informações podem ser buscadas através da página do Nuppe no Instagram (@nuppeunit) ou pelo telefone (79) 3218-2132.