Universitários promovem ações de educação ambiental no Parque dos Cajueiros
O projeto Eco Cajueiros, feito por alunos da Unit, reuniu informações sobre o parque e desenvolveu atividades educativas sobre sustentabilidade e preservação ambiental
Universitários promovem ações de educação ambiental no Parque dos Cajueiros - Foto: Asscom Unit
Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) está promovendo ações de cidadania e educação ambiental através da pesquisa e divulgação de informações sobre o Parque dos Cajueiros, espaço de lazer e preservação ambiental criado em 1990 e revitalizado em 2010 em uma ampla área de manguezal junto ao Rio Poxim, na zona sul de Aracaju. A iniciativa, chamada de Projeto Eco Cajueiros, começou a ser realizada neste semestre por 56 alunos do quarto período do curso, que se dividiram em equipes e desenvolveram uma série de atividades no local.
Uma delas foi a realização de uma pesquisa de campo que coletou informações sobre o parque e entrevistou frequentadores e especialistas, abordando a importância do parque, seu processo de criação e evolução, e os desafios para sua preservação. eles também promoveram ações de limpeza e conscientização ambiental, documentação fotográfica sobre o parque, gravação de um videocast e criação de um perfil temático no Instagram.
“Eles pesquisaram sobre práticas sustentáveis e educação ambiental e criaram atividades educativas que possam ser realizadas no parque. Exploraram o parque com visitas, identificando pontos que se conectam com os ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] e captaram imagens que representam a sustentabilidade, biodiversidade e uso comunitário do parque. E realizaram pesquisa nas redes sociais para entender como influenciam práticas sustentáveis e estudaram exemplos de perfis sobre sustentabilidade”, detalha o professor Antenor de Oliveira Silva Neto, coordenador operacional do curso de Educação Física da Unit.
O projeto foi desenvolvido dentro da metodologia Inova Tiradentes, baseada no modelo da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e na qual alunos e professores desenvolvem projetos de pesquisa e extensão que assimilam os conteúdos teóricos e práticos de cada disciplina e, ao mesmo tempo, representem uma intervenção concreta e direta em comunidades e localidades, a partir de demandas reais. Entre os componentes curriculares desta metodologia, está o de Formação Cidadã, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para compreender e aplicar conceitos que promovam práticas cidadãs para a equidade, sustentabilidade e bem-estar social.
De acordo com a professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit, a ideia de desenvolver os projetos no Parque dos Cajueiros foi capacitar os estudantes para compreender e aplicar conceitos relacionados aos ODS. “Ele funciona de modo interdisciplinar e busca compreender as causas e consequências da pobreza e desigualdade, bem como promover a justiça social e avaliar políticas públicas relacionadas à educação, igualdade de gênero e trabalho decente; além de explorar a interconexão entre saúde humana e os ecossistemas, incluindo vida aquática e terrestre; entender a importância da energia limpa e acessível e da inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável; e discutir práticas de consumo responsável e ações para mitigação das mudanças climáticas, entre outras metas”, explica.
Aprendizados
Uma das alunas que participaram do Eco Cajueiros foi Luísa Leite Lopes, do quarto período de Educação Física, que atuou nas pesquisas e entrevistas de campo com frequentadores, pessoas e conteúdos relacionados ao parque. Ela diz que começou a entender o projeto de formação cidadã como projeto de vida, desenvolvendo a criatividade e a empatia. “A importância dos temas abordados que nos complementa não só como cidadão, mas nos diferencia como profissionais em um mercado de trabalho que mantém um padrão médio. A maior importância do projeto para mim, foi a expansão do nosso repertório sociocultural, o entendimento de conceitos relacionados à cidadania e a habilidade de resolução de problemas”, afirma.
Outra estudante, Elisa Alves da Silva Lima, também do quarto período de Educação Física, participou da organização do perfil do projeto no Instagram, reunindo todo o conteúdo coletado pelos colegas nas pesquisas e entrevistas. Ela conta que sempre se interessou pelos temas de formação cidadã. “Percebi que o projeto oferecia uma oportunidade de desenvolver uma visão crítica e participativa sobre nosso papel como cidadãos, além de conectar esses princípios com a prática da Educação Física e a nossa atuação profissional. O projeto me ensinou que, como profissionais da Educação Física, podemos promover o bem-estar social não só no campo da saúde e do esporte, mas também incentivando práticas inclusivas e transformadoras dentro das comunidades”, afirmou.
O professor Antenor define que a experiência do projeto Eco Cajueiros foi enriquecedora. “Os alunos não apenas aprenderam na prática a importância da preservação ambiental, mas também desenvolveram um senso de pertencimento e responsabilidade social. Ver a transformação dos alunos ao longo do projeto, desde a conscientização até a execução de atividades, foi inspirador e demonstrou o potencial da educação para gerar mudanças positivas. Outro diferencial importante foi o protagonismo dos alunos, que tiveram a oportunidade de liderar iniciativas e tomar decisões, desenvolvendo habilidades essenciais para sua formação profissional”, define ele.