Novo Complexo de Saúde da Unit amplia atendimentos à população
A unidade que integra os ambulatórios de todos os cursos da área de Saúde está em funcionamento desde setembro e vai ativar mais serviços até o começo de 2025; uma bênção religiosa marcou a inauguração oficial do complexo
O Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa, da Universidade Tiradentes (Unit), foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, 21, na área anexa ao Campus Farolândia, em Aracaju. A solenidade foi marcada por um ato religioso presidido pelo padre Marcelo Conceição, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que abençoou as instalações do local. A nova unidade, que reúne e integra os ambulatórios de todos os cursos da área de Saúde da Unit, já estava em funcionamento desde o último dia 9 de setembro e, desde então, vem registrando uma alta procura do público pelos atendimentos, consultas, exames e outros serviços médicos eletivos.
Entre os serviços que já estão disponíveis para o público, estão a realização de exames de raio-x e de imagem, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, sessões de fisioterapia, procedimentos odontológicos e consultas eletivas realizadas por professores e estagiários de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Biomedicina, entre outros. A estrutura, com 6.196 m² de área, tem ao todo 131 ambientes, incluindo boxes odontológicos, consultórios multidisciplinares e salas de exames, com capacidade para fazer uma média de 160 atendimentos por hora (somando 2.240 por dia).
A gerente do Complexo, Liliane Correia, avalia que, a partir do início das operações, a procura pelos atendimentos e serviços se manteve alta, somando-se à demanda de usuários que já eram atendidos nos antigos locais de origem das clínicas. “Só pelos serviços que a gente tem de consulta, de fisioterapia, de procedimentos odontológicos, consultas psicológicas e médicas, a gente vai ver que já existe uma procura muito grande. Tem áreas que a gente não tem mais vagas até o final deste ano”, diz ela, acrescentando que, até o início de 2025, todos os outros serviços serão ativados, permitindo a ampliação total da capacidade do Complexo. “A nossa ideia é que o Complexo funcione o ano inteiro, sem depender apenas dos períodos letivos, e que a gente consiga atender primeiramente as demandas acadêmicas e em seguida atender mais à população”, prevê a gerente.
O impacto positivo do novo Complexo também começa a ser sentido nas próprias atividades acadêmicas, com uma melhor aprendizagem por parte dos alunos. “No curso de Psicologia, por exemplo, a gente consegue hoje fazer mais atendimentos de uma forma mais dinâmica, por conta do número de consultórios que temos aqui disponíveis, e que foi ampliado. Com isso, a gente consegue ter uma agenda maior para atender a população. Os pacientes estão muito mais acolhidos em uma estrutura de ponta, e os alunos estão adorando toda essa novidade”, comemora a coordenadora da área de Saúde da Unit, professora Juliana Mendonça.
Outro aspecto já ressaltado é a melhoria do entrosamento maior entre estudantes e professores dos cursos de saúde. “Já é visível a postura dos alunos, porque eles têm um equipamento como esse e podem interagir com colegas de outros cursos da área da saúde. Isso reproduz aquilo que eles vão encontrar no exercício da profissão após a formatura. Os alunos sabem que o médico sozinho não faz nada, assim como o enfermeiro sozinho não faz nada e o fisioterapeuta também não. É uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma integrada para melhor atender o doente”, completa o coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Dalmo Correia Filho.
Bênção e homenagem
A inauguração oficial foi prestigiada pelos fundadores da Unit, professores Jouberto Uchôa de Mendonça e Amélia Maria Cerqueira Uchôa, além de pró-reitores, gestores, professores e colaboradores da universidade. A própria professora Amélia agradeceu de público pelo uso de seu nome para batizar o Complexo, destacando a importância e a relevância do novo espaço.
“Saber que meu nome estará presente na lembrança das pessoas quando o assunto for saúde, de hoje em diante, é uma honra que vai além das palavras. Digo do fundo do coração que é um privilégio viver isso. Primeiro porque a Unit não é apenas um lugar onde fui aluna 60 anos atrás. A Unit passou a ser a minha vida! Aqui criei laços profundos e vivi histórias inesquecíveis, vivo até hoje, como esse momento e pretendo viver muito mais”, afirmou a homenageada.
Este papel também foi destacado pelo padre Marcelo, antes de conceder a bênção para as estruturas do complexo. “Será um espaço de aprendizado para os profissionais e para os alunos que aqui vão desenvolver as suas capacidades, mas acima de tudo ser um lugar de acolhimento de tantos e tantas que não têm a oportunidade de ter uma saúde digna, que lhes dê, de fato, a garantia de ter tudo aquilo que precisam, e que aqui receberão através desse complexo. Certamente esse lugar que tem muita humanização é um lugar de caridade, porque é um lugar abençoado”, disse o sacerdote, estendendo a bênção para todas as equipes envolvidas na gestão e na operação do complexo.
Serviço
Parte dos atendimentos do Complexo é realizada através de convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns planos de saúde, enquanto outra parte tem a cobrança de tarifas sociais por semestre a preços acessíveis (e que podem ser isentadas a partir de uma análise feita por equipes de Serviço Social).
O Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 13h, na Avenida Murilo Dantas, nº 1150, Bairro Farolândia, com acesso pelo estacionamento do campus Farolândia. Os serviços e atendimentos podem ser agendados através do telefone (79) 3218-2300.