Empossados novos gestores do TRT/SE para o biênio 2024/2026
Tomaram posse na manhã de sábado, 14/12, o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, e o vice-presidente, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, eleitos para o biênio 2024/2026.
A sessão solene aconteceu na Sala de Sessões do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe e reuniu magistrados(as), servidores(as), familiares e autoridades de diversas instituições.
Com a mesa formada, foi executado o Hino Nacional Brasileiro. O desembargador José Augusto do Nascimento, que esteve à frente do Regional durante o biênio 2022/2024, proferiu o discurso de abertura e fez os seus agradecimentos. “Agradeço a todos os colegas desembargadores e aos(as) servidores(s) pela dedicação e empenho durante a minha gestão. Foram dois anos de trabalho com a união da família TRT/SE. Não teríamos feito nada sem o apoio de todos vocês. Foi exemplar a atuação de cada um. Muito obrigado pelo que fizeram pela Presidência, pelo Tribunal e pela instituição”, sintetizou o presidente José Augusto do Nascimento.
Após o discurso do desembargador José Augusto do Nascimento, a secretária do Tribunal Pleno do TRT/SE, Cleonice Franco Barreto Oliveira, fez a leitura do Termo de Posse do novo presidente e corregedor do Regional, para o biênio 2024/2026.
Ao ocupar o lugar de presidente, o desembargador Josenildo Carvalho deu posse ao vice-presidente, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro. Foram empossados também o ouvidor, desembargador Thenisson Santana Dória, a vice-ouvidora, desembargadora Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira e a diretora da Escola Judicial (Ejud-20), desembargadora Vilma Leite Machado Amorim.
O empossado Josenildo Carvalho afirmou que, nos dois anos à frente do Tribunal, continuará a zelar pela sua missão constitucional. “Afinal de contas é a razão da existência deste trabalho. Prestar serviço de qualidade e serviço para ontem. Quem bate às portas deste Tribunal precisa de uma resposta imediata. Isso nós não vamos perder de vista”, declarou.
O novo presidente do TRT/SE destacou ainda que vai direcionar as energias para a realização de um antigo sonho. “Vamos focar nas atividades sociais. Encher a Justiça do Trabalho de jovens e adolescentes e cuidar do futuro deles. Para tanto, criamos a Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade que vai gerenciar projetos existentes aqui no Tribunal e em outros Regionais, por força de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Nós vamos potencializá-los aqui dentro. Daremos uma atenção maior aos programas como Trabalho Seguro, Combate ao Trabalho Infantil, PopRuaJud e temas como Igualdade de Gênero, Combate ao Trabalho Escravo, ou seja, nós vamos dar uma atenção muito especial a todos eles e aos programas que serão criados”, frisou.
Programas
O destaque para a nova gestão são os dois primeiros programas de cunho social, cujos atos de criação serão assinados ainda no sábado, 14/12: o Aluno Cidadão, que se destina a capacitar os(as) jovens do ensino público, impulsionando o desenvolvimento pessoal e comunitário, e o Jovem Aprendiz, que tem como compromisso genuíno a inclusão social e profissional de jovens, oferecendo-lhes uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho.
Compuseram a mesa da solenidade, presidente do TRT/SE empossado, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho; o vice-presidente, Fabio Túlio Correia Ribeiro; o ministro ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite de Carvalho; o procurador do trabalho, Ricardo José das Mercês Carneiro, representando o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Sergipe e os(as) desembargadores(as) da Casa, Maria das Graças Monteiro Melo, Jorge Antônio Andrade Cardoso, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, Thenisson Santana Dória, Vilma Leite Machado Amorim e José Augusto do Nascimento, o juiz Carlos João de Gois Junior, presidente da Associação de Magistrados do Trabalho da 20ª Região (Amatra 20), e a advogada Milka Correia Leite do Espírito Santo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE).
Declarada encerrada a solenidade, os empossados receberam os cumprimentos do público presente.