Marinha do Brasil inicia a "Operação Navegue Seguro"
Tema: “Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”
A Marinha do Brasil inicia, neste verão, a "Operação Navegue Seguro", com o tema "Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!". A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades marítimas e lacustres. A campanha reforça que o condutor é responsável por garantir a segurança a bordo e proteger o meio ambiente.
Durante a Operação, que será realizada entre 20 de dezembro de 2024 e 15 de março de 2025, equipes da Marinha realizarão fiscalizações em embarcações por todo o território nacional. As ações visam abordar os principais problemas que contribuem para os acidentes náuticos, como a ausência de habilitação dos condutores, documentação das embarcações vencida ou incompleta, falta de equipamentos de segurança obrigatórios (coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio), superlotação e condições inadequadas de navegabilidade. Além disso, a campanha intensificará a fiscalização contra o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, utilizando etilômetros para coibir essa prática.
A Marinha destaca que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e proteger vidas, incentivando o cumprimento das normas de segurança e boas práticas na condução de embarcações.
Com a "Operação Navegue Seguro", a Marinha reforça seu compromisso com a segurança da navegação e a conservação do meio ambiente. A campanha convida toda a comunidade náutica a participar e contribuir para um verão mais seguro e responsável. Afinal, como destaca o tema da operação, "Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!".
Todo o material informativo da campanha está disponível no seguinte endereço eletrônico:
https://www.marinha.mil.br/dpc/content/opera%C3%A7%C3%A3o-navegue-seguro
Operação na Bahia e em Sergipe
Nos estados da Bahia e de Sergipe, o Comando do 2º Distrito Naval, por meio das suas Capitanias, Delegacias e Agências subordinadas intensificarão a fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral baiano e em águas interiores.
Na Bahia, a Operação é realizada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e suas Organizações Militares (OM) subordinadas – as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro, que atuarão nos mais de mil quilômetros de litoral, rios e na Baía de Todos-os-Santos (BTS), a segunda maior baía navegável do mundo.
Já no interior do estado, a Operação é realizada em 900 km de extensão do Rio São Francisco, entre Pilão Arcado (BA) e Paulo Afonso (BA), e mais 91 municípios baianos que somam 343.880,3 Km2. Nessa área, o trabalho de controle do tráfego fluvial e lacustre fica a cargo da Capitania Fluvial de Juazeiro e da Agência de Bom Jesus da Lapa.
Em Sergipe, as ações serão conduzidas pela Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), que empregará militares e meios visando intensificar as ações de fiscalização no mar e águas interiores de todo estado.
Dados da operação 2023/2024
Na última edição da Operação, que aconteceu no período de 15 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024, foram realizadas 25.103 abordagens a embarcações. Além das abordagens, foram realizadas ao todo 1.117 notificações, 91 apreensões de embarcações, com a abertura de 41 Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).
As infrações mais observadas foram: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); e desrespeito ao limite de lotação da embarcação.
29ª Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança
A “Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança” foi criada pela CPBA em 1996 e consiste em um conjunto de ações educativas relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcação.
Nesta edição, estão previstas ações de presença em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, e a realização de palestras educativas sobre as Normas da Autoridade Marítima e a importância do seu fiel cumprimento para uma navegação segura.
Oportunamente, será reforçada a utilização do APP NAVSEG, visando fomentar a importância do seu uso para o incremento da segurança na navegação e a sua contribuição para a salvaguarda da vida humana.
Para a divulgação da 28ª edição da Campanha, foram produzidos vídeos que contaram com a participação dos artistas Ivete Sangalo, Durval Lelys, Xanddy Harmonia e Alexandre Peixe; além dos atletas Juliana Duque, Rafael Martins, Daniel Cady e o experiente velejador Aleixo Belov. Os vídeos estão sendo veiculados pelas mídias sociais e pelas principais emissoras de TV locais durante toda a temporada do verão.