Aracaju (SE), 22 de janeiro de 2026
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 20/01/2025 às 09:45
Pub.: 20 de janeiro de 2025

Hospital da Criança orienta como proteger público infantil durante verão

Aumentar consumo de água, aplicar protetor solar e usar roupas leves são algumas das medidas para proteger as crianças do calor intenso

Hospital da Criança orienta como proteger público infantil durante verão - Foto: Igor Matias/Governo de Sergipe

A estação mais quente do ano proporciona momentos de descontração em locais abertos como praias, piscinas, praias ou parques. Em contrapartida, o calor em excesso do Verão e sem proteção adequada, pode causar quadros de desidratação, insolação ou dermatites. O Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta quanto à exposição solar de crianças. 
 
De acordo com a médica Camilla Ramos, o verão acaba coincidindo com as férias escolares e é comum as famílias irem mais a praias e piscinas e consequentemente as crianças, grupo mais vulnerável, ficam mais expostas ao sol. “Primeiramente o principal cuidado é proteger a pele e, para isso, recomendamos que as crianças façam uso do protetor solar com fator 50, como também a reposição dele para evitar casos de insolação e queimaduras de segundo grau”, orientou.  
 
Em casos de queimadura por causa do sol, recomenda-se fazer compressas de água fria, aplicar cremes hidratantes de acordo com a idade da criança, além de evitar a exposição ao sol, até a queimadura cicatrizar. Com o calor e a hidratação insuficiente, pode acontecer de a criança ficar desidratada e sinais como náuseas, vômitos e tonturas podem surgir. “Algo fundamental é a hidratação da criança. Calculamos a quantidade ideal de acordo com o peso, o que vai variar de 1l a 1,5l de água todos os dias”, disse a médica. 
 
Além do uso do protetor solar, a indicação é que se use roupas com proteção UV na praia ou piscina, e na rua, roupas com tecidos mais leves e preferencialmente mais claras, no intuito de absorver menos calor. O uso de chapéu ou boné também é recomendado para proteger a região do rosto. 

Dermatites
 
Segundo a médica Camilla Ramos outro ponto que deve ter atenção são as dermatites que podem ser provocadas pelo calor ou as atópicas, que tendem a piorar durante o verão. “Em crianças menores que usam fralda, por exemplo, é necessário que essa troca seja mais frequente para evitar assaduras”, citou. Outra dermatite bem comum em crianças é a miliária, mais conhecida popularmente como brotoeja, na qual seus sintomas podem ser aliviados com compressas frias ou banhos frescos, evitar lugares quentes e úmidos, usar sabonetes suaves e sem fragrância e hidratar a pele com loções calmantes. 

Procurar assistência médica é recomendado quando a criança fica desidratada e apresenta alguns sintomas de alerta como tontura, náuseas, vômitos, hipoativa ou quando apresenta hipertermia (temperatura alta) podendo ter risco de convulsão. 


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação