TRT/SE lança Iniciativa "LiquideMais: Ganhe tempo, realize mais"
Com a finalidade de otimizar os processos trabalhistas, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SE) lança, em 2025, a iniciativa "LiquideMais". O principal objetivo é incentivar advogados(as) a apresentarem suas demandas liquidadas nos processos trabalhistas por meio do sistema PJe-Calc.
Com a participação da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas (Assat), escritórios e profissionais da advocacia, a ação visa promover a agilidade, a justiça e a eficiência nos processos trabalhistas, facilitando a conciliação entre as partes, acelerando a prolação de sentenças e reduzindo o prazo da execução.
Nesse sentido, contando com o apoio dos desembargadores, foi criada a Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho e Gabinete dos Desembargadores, além da Divisão de Cálculos, composta por 6 servidores. Essa divisão é responsável por realizar a liquidação das decisões do 2º grau, um processo que, anteriormente, frequentemente retornava às varas do trabalho sem a liquidação, causando atrasos significativos.
Com a implementação da Divisão de Cálculos, espera-se que as liquidações ocorram de forma mais rápida e eficiente, evitando ciclos de devolução e retrabalho na Vara do Trabalho. Isso não apenas reduz o tempo de espera para as partes, mas também alivia a carga de trabalho das varas, permitindo que se concentrem em outras demandas urgentes. Assim, a Divisão de Cálculos se torna um pilar fundamental para garantir a efetividade das decisões e contribuir para um sistema judiciário mais ágil.
A Ação “LiquideMais”, com o slogan "Ganhe tempo, realize mais", propõe a eliminação da fase de liquidação de sentença, tornando o processo mais célere e eficiente. A liquidação das demandas não apenas acelera a resolução dos casos, mas também oferece benefícios significativos tanto para os advogados quanto para seus clientes, contribuindo na tramitação dos processos trabalhistas. Essa abordagem inovadora busca transformar a prática da advocacia trabalhista, incentivando a eficiência e a eficácia na resolução de conflitos.
Ascom TRT/SE, com informações da CAVGD