Setor de transporte apresenta novo modelo de catraca alta
Nesta terça-feira, 4, às 11h, no estacionamento do Teatro Tobias Barreto, será apresentado o novo modelo de catraca alta, avaliado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Após buscar alternativas e estudos para novas dimensões das catracas, o modelo já circula em Aracaju e na Região Metropolitana, em fase de teste, até a implantação nos ônibus de transporte coletivo.
As novas dimensões procuram associar a segurança e mobilidade do passageiro. Entre outras estratégias adotadas, o setor de transporte também tem reforçado junto aos motoristas a importância da assistência contínua aos passageiros, principalmente diante de mudanças no transporte originadas com o intuito do bem coletivo.
A instalação de catraca alta segue uma determinação do Órgão Gestor - SMTT - em 2023, em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e arrastões (assaltos a passageiros), se deu para atender a situação de insegurança denunciadas pelos motoristas e vivenciada também pelos passageiros.
Pular a catraca é crime e onera o passageiro, influenciando no cálculo tarifário. Nas linhas onde foram implantadas as catracas altas as ocorrências de pulos e arrastões caíram quase 100%.
Quando: 4 de fevereiro, às 11h.
Onde: Estacionamento do Teatro Tobias Barreto, próximo ao Terminal DIA