Sergipe Tem: Capital Sergipana do Frevo
A cultura se mostra preservada com as festas de carnaval promovidas no município de Neópolis, onde ‘Sergipe Tem’, a Capital Sergipana do Frevo. A festa começou pequena quando operários saiam das fábricas e iniciavam os festejos na brincadeira do mela-mela, dançando embalados por marchinhas de carnaval e a orquestra de frevo.
Na cidade, o bloco chamado de Zé Pereira percorria as ruas e ladeiras da cidade e sempre acabava com um banho nas águas do Rio São Francisco. A comemoração cresceu com visitantes de todo Sergipe e de outros estados.
São cinco dias de carnaval com banho em carros-pipa que ficam posicionados durante o percurso do bloco. A festa ganhou grande importância para a economia da cidade que teve o título oficializado pela Lei nº 9.036, de 09 de junho de 2022, de autoria do então deputado Doutor Samuel (Cidadania).
“A comemoração foi crescendo entre os habitantes do próprio município e regiões vizinhas, como a cidade alagoana de Penedo e, na atualidade, a festa ganhou proporções bem maiores e agrega gente de vários estados brasileiros, em sua maioria turistas de Alagoas e Bahia”, falou à época da aprovação do Projeto de Lei.