FLUTUANTE TOPO 750 x 500
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 13/02/2025 às 13:19
Pub.: 13 de fevereiro de 2025

Deputada Linda Brasil vai desfilar na Escola de Samba Paraíso do Tuiuti

Deputada Linda Brasil - Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (Psol) vai participar do desfile oficial da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, no Sambódromo do Rio de Janeiro no Carnaval 2025. Durante pronunciamento na Sessão Plenária desta quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), ela exibiu o convite e destacou que o enredo celebra a memória de Xica Manicongo, a primeira travesti negra do Brasil.

“No próximo dia 4 de março, na terça-feira de Carnaval, eu estarei desfilando pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, que vai homenagear uma travesti: a Xica Manicongo, que foi a primeira travesti negra neo indígena, reconhecida a partir de estudos de Antropologia e historiadores. Vai ser muito emocionante porque eu irei desfilar com vários outros destaques; pessoas trans, mulheres trans. Esse convite oficial em nome da diretoria e demais segmentos da Escola de Samba, convidando a deputada Linda Brasil para participar do desfile, me dá muito orgulho”, ressalta.

Linda Brasil informou que, pela primeira vez, os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro acontecerão em três dias: domingo, segunda e terça-feira, quando a Paraíso do Tuiuti será a segunda escola a desfilar.

“Quem quiser pela TV Globo, vai ver  a deputada estadual por Sergipe brilhando, sambando e passando uma mensagem de resistência, porque infelizmente as pessoas distorcem as pautas trans no Brasil, como aconteceu no final do ano passado, que eu coloquei uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), visando incluir as pessoas trans na Constituição visando garantir proteção, mas infelizmente algumas pessoas votaram contra. E eu fiquei muito triste porque duas mulheres se ausentaram da votação para não votar. Isso mostra que muitas pessoas não sabem o que significa identidade de gênero e confundem com ideologia de gênero, que são coisas totalmente diferentes”, explica.

Direitos

A parlamentar cobrou ao Governo Federal na Tribuna da Alese, o cumprimento de direitos para a população trans.

“Atualmente temos apenas uma portaria de assistência à saúde da população trans e travesti que é datada de 2003 e não tem suprido a grande demanda da população trans e travesti do país, por um atendimento de saúde adequado. Em 2023 o Ministério da Saúde construiu um grupo de trabalho junto aos movimentos trans, para elaborar uma nova portaria especializada para a nossa população. No fim de 2024, foi feito um evento de lançamento  público da portaria e o indicativo do governo para a publicação, mas vejo  com preocupação, o atraso dessa publicação do Programa de Atenção Especializada à  Saúde da População Trans, denominado PAESPopTrans, essencial. É muito ruim que a publicação esteja travada por questões políticas por grupos fundamentalistas e transfóbicos, que negam a nossa existência e negociam as nossas vidas”, lamenta.

Ela ressaltou ter encaminhado nesta quinta-feira, um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando resposta sobre a publicação da portaria sobre direitos à saúde para a população trans. “Infelizmente é uma população perseguida, estigmatizada e infelizmente grupos reacionários no Congresso, usam a nossa pauta para pressionar o Governo Federal e, com isso, usam as nossas vidas como mercadoria”, observa.

Políticas integrativas

Linda Brasil destacou ainda que protocolou o Projeto de Lei da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Estadonde Sergipe – Simone Leite (Pepics-SE).

“Esse PL é fruto do diálogo que fizemos durante o ano passado, com o Movimento Popular em Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem, o Coletivo Nise da Silveira, o Conselho Municipal de Saúde, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Sindicato dos Bancários e outras Referências Técnicas. As práticas integrativas e complementares em saúde são abordagens terapêuticas que visam prevenir doenças, promover a saúde e recuperar o adoecimento, enfatizando a escuta acolhedora e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade”, explica.

Ela  acrescentou que as chamadas PICs são regulamentadas pelo Ministério da Saúde, a exemplo da Homeopatia, Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Arteterapia, entre outras. “O projeto leva o nome de Simone Leite, essa mulher sergipana referência, enfermeira formada pela UFS, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz, que aproximava práticas de Educação Popular e as PICs à Saúde Pública. Sua militância foi fundamental para a construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). Simone faleceu em 12 de junho de 2021, mas a sua história ainda nos inspira a pensar uma saúde integral, pública e de qualidade. Hoje damos um passo para manter vivo o seu legado de vida”, enfatiza.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação