Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: Helder Quaresma
Fonte: Brava Comunicação
Em: 13/03/2025 às 08:00
Pub.: 13 de março de 2025

Aracaju comemora 170 anos com crescimento exponencial na região Nordeste

"Historiador e professor do Colégio do Salvador analisa a história do crescimento e desenvolvimento da “Cidade Jardim”

Aracaju comemora 170 anos com crescimento exponencial na região Nordeste - Foto: Aracaju Saudade

Na próxima segunda-feira, 17 de março, Aracaju, a capital de Sergipe, completa 170 anos de emancipação política. A cidade, que inicialmente tinha São Cristóvão como capital, foi escolhida para desempenhar esse papel em 1855, sob o governo provincial de Inácio Joaquim Barbosa. A decisão de transferir a capital foi motivada por fatores estratégicos e de desenvolvimento.

De acordo com o historiador e sociólogo Daniel Barros, professor do Colégio do Salvador, a localização de Aracaju oferecia melhores condições para o desenvolvimento do comércio e a eficiência na gestão pública: "A localização geográfica da nova capital oferecia melhores condições de acesso e comunicação. No entanto, a cidade apresentava grandes áreas alagadas e de difícil construção, desafios que foram superados para atender aos interesses políticos da mudança", explica Barros.

O projeto urbanístico de Aracaju foi caracterizado por um traçado geométrico (Tabuleiro de Pirro) das ruas, o que conferiu à cidade uma concepção moderna para a época. Essa organização espacial planejada facilitou o desenvolvimento de uma cidade funcional e bem estruturada, contrastando com a configuração urbana preexistente.

"O crescimento da cidade foi impulsionado pela implantação do porto e pelas atividades nos setores pesqueiro e industrial. O porto, em particular, se estabeleceu como um ponto nodal para o intercâmbio comercial, enquanto as atividades produtivas contribuíram para o crescimento econômico e demográfico da nova capital." Destaca o professor Daniel.

Durante o século XX, Aracaju passou por um intenso processo de urbanização, caracterizado por investimentos em infraestrutura e serviços públicos, além de um forte desenvolvimento industrial.

A transferência da capital para Aracaju, em 1855, marcou o início de uma trajetória de superação de desafios e, ao longo dos anos, fez surgir uma capital planejada, funcional e que se manteve acolhedora para sua população.

Atualmente Aracaju conta com pouco mais de 30% da população de todo o estado, com um PIB de mais de 7 bilhões de reais e uma economia diversificada, com destaque para os setores de serviços e indústria, de acordo com dados da prefeitura municipal de Aracaju. Investimentos recentes têm buscado fortalecer a posição de Aracaju como um polo estratégico nas relações comerciais do Brasil, especialmente com países do leste europeu e da Ásia.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação