Lagarto se torna o primeiro município de Sergipe a criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência
O prefeito Sérgio Reis, na presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Manoela da Lagartense, recebeu uma visita especial na manhã desta sexta-feira, 21. Pessoas com síndrome de Down levaram alegria e leveza para a Prefeitura Municipal de Lagarto. O momento foi oportuno para reforçar o compromisso da gestão em planejar e ofertar políticas públicas para as pessoas com deficiência, começando com a criação da primeira Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do estado de Sergipe.
“Esta é uma data importante para reforçarmos o respeito, a inclusão e a valorização das pessoas com síndrome de Down em nossa sociedade. O respeito vai além da aceitação, significa gerar oportunidades justas e promover a acessibilidade para combater qualquer tipo de preconceito ou discriminação”, reforça o prefeito.
Lagarto conta, pela primeira vez na história de Sergipe, com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, gerida por Manoela da Lagartense, onde serão planejadas políticas públicas para essa população.
“Este é um passo histórico para a inclusão e a garantia de direitos. Nosso compromisso é construir políticas públicas que atendam às reais necessidades desse público, promovendo acessibilidade, oportunidades e respeito. Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva, onde todas as pessoas tenham voz e vez”, disse a secretária.
Laís Silva Ramos, 35 anos, psicopedagoga, acompanhou sua filha Amanda Ramos, de 7 anos, criança com síndrome de Down, na visita ao prefeito e destacou a alegria em ver uma gestão atenta às necessidades especiais. Segundo ela, uma das maiores dificuldades para pessoas com deficiência é justamente a invisibilidade.
“É muito mais fácil apontar as dificuldades do que adaptar para essa pessoa ou até mesmo focar nas habilidades que as pessoas com deficiência têm, que não são poucas. Mas, por muitos anos, essas necessidades foram ignoradas. Hoje, com a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Lagarto dá um passo sem precedentes. Esse é um avanço que abre espaço para pessoas como eu, mãe atípica, para ter um local de suporte, carinho, acolhimento e entendimento do todo que é necessário para os nossos filhos, seja na saúde, na educação ou na assistência social. Tenho esperança de que a secretaria traga para Lagarto esse olhar mais humano e que realize um trabalho de acolhimento e de resolução, que é o que a gente espera”, ressalta a mãe.
Sérgio Reis reitera a intenção e o compromisso da gestão com toda a população lagartense.
“A inclusão verdadeira acontece quando há educação, empatia e políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades. Esta gestão dará sempre prioridade à diversidade. Nosso encontro de hoje foi para reafirmar esse compromisso e reforçar que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência está pronta para implementar políticas públicas voltadas para a inclusão, a acessibilidade e a garantia de direitos desse público”, destaca o prefeito.