Câmara de vereadores de Aracaju completa 170 anos no dia 30 de março e se consolida como instituição mais antiga da cidade
No dia 30 de março de 2025, a Câmara de vereadores de Aracaju completará 170 anos, mesma idade da capital; com isso, a Câmara se consolida como a instituição mais antiga da cidade

Histórico
A Câmara Municipal de Aracaju foi fundada em 1855, logo após a criação da cidade. Para resgatar sua história, o historiador Jorge Carvalho escreveu os livros “fontes para a história do poder legislativo da cidade de Aracaju” e “os camaristas”. Na era republicana, a Câmara enfrentou diversos tumultos, inclusive a ditadura militar, que ocorreu de 1964 a 1985 e contou com a ocupação de militares no local e a perseguição política.
Após passar por esse período turbulento, com o fortalecimento democrático, a Câmara de vereadores participou da criação da lei orgânica do município. Quando iniciou, a Câmara só contava com 08 vereadores. Hoje, a Câmara Municipal de Aracaju é composta por 26 vereadores, que representam os mais diversos setores da sociedade. A Mesa Diretora, eleita para o biênio 2025-2026, é liderada pelo presidente Ricardo Vasconcelos.
O futuro da Câmara passa pela educação e pela tecnologia. A Escola do Legislativo, criada para formar cidadãos mais conscientes, é um exemplo dessa visão de futuro e realiza diversas ações com escolas, conhecidas como “Conhecendo o parlamento”. A Casa também tem passado por inovações, contando com mais de 100 servidores efetivos e com a previsão de construção de uma nova sede.