Implantação do Sistema de Previdência traz facilidades para aposentados e pensionistas do Aracaju Previdência
A implantação do Sistema de Previdência (Sisprev) está trazendo benefícios e facilidades para os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (AjuPrev). Além da facilidade de realizar a Prova de Vida através do Aplicativo Meu RPPS, o segurado agora também pode emitir seu contracheque. A funcionalidade já está disponível, basta acessar o aplicativo e clicar para emitir.
O primeiro acesso deve ser feito usando o CPF como usuário e a senha é os três primeiros dígitos do CPF. Após acessar, é imprescindível a alteração da senha.
Além disso, os aposentados e pensionistas que possuem mais de um benefício, a partir de março deste ano, o AjuPrev passou a realizar a soma de todos os benefícios para cálculo do Imposto de Renda. Com isso, o Imposto de Renda (IR) devido a cada mês, será descontado sobre o valor total. A mudança terá impacto positivo na Declaração do IR em 2026.
"Com o Sisprev, quem tem mais de um benefício, dentro da base de dados do Aracaju Previdência, terá esses valores somados. Isso evitará que, na hora da declaração, o beneficiário tenha imposto a pagar, porque era descontado apenas de uma fonte. Ou seja, ele pagará mensalmente, evitando que haja resíduo a pagar quando declarar o Imposto de Renda", explica o analista de processo de negócio, Jalisson Tavares Costa.
De acordo com a responsável pelo Setor de Recursos Humanos do AjuPrev, Tercília Araújo, com a mudança do sistema, a soma dos proventos de cada beneficiário passará a ser automática.
"Isso agiliza bastante para os aposentados e pensionistas porque o Sisprev permite fazer o cálculo mensal dos proventos de um mesmo CPF. Tem aposentado que além do dele, tem outro benefício, que pode ser do cônjuge, por ser curador de um filho especial, ou seja, tem mais de uma fonte de renda. Antes, o desconto do IR devido era feito isoladamente e quando chegava no período da declaração e somava os valores, tinha imposto a pagar. Já recebemos aposentado aqui que disse que teve que pagar um montante considerável de imposto, porque o cálculo era separado", relata Tercília Araújo.
Antes a soma dos proventos não acontecia porque cada pagamento era feito com base na matrícula do servidor aposentado, que eram diferentes para cada benefício recebido.
"O sistema permite somar os valores dos benefícios que são recebidos por um único CPF, na folha do Aracaju Previdência e calcular a proporcionalidade do imposto devido a cada mês, evitando o acúmulo de valores a pagar, na hora da declaração do IR", complementa Jalisson Tavares da Costa.
O analista enfatiza que, quem tem fonte de proventos do município de Aracaju e outras fontes pagadoras, não há soma de valores.
"Se o beneficiário recebe do Aracaju Previdência e de outra fonte, a exemplo do Estado ou do Regime Geral da Previdência, a soma do valor continuará sendo feita na hora da declaração do IR, porque são sistemas diferentes".