Aracaju (SE), 24 de abril de 2025
POR: Unidade de Comunicação Regional 2 (HUL-UFS)
Fonte: Assessoria
Em: 23/04/2025 às 11:37
Pub.: 23 de abril de 2025

HUL-UFS disponibiliza exame de arteriografia e amplia diagnóstico e tratamento de doenças vasculares

Iniciativa reduz o tempo de espera e reforça o cuidado com os pacientes do SUS

HUL-UFS disponibiliza exame de arteriografia e amplia diagnóstico e tratamento de doenças vasculares - Foto: Assessoria

Lagarto (SE) - O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou a realizar, neste mês de abril, o exame de arteriografia, um recurso fundamental para o diagnóstico de doenças vasculares. A implementação do procedimento representa um avanço na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo diagnósticos mais rápidos e precisos, redução no tempo de espera e um atendimento mais eficaz. 

A arteriografia, também chamada de angiografia arterial, é um exame de imagem que serve para visualizar detalhadamente as artérias do corpo, avaliando seu formato, calibre e possíveis obstruções ou lesões. “É injetado um contraste iodado dentro das artérias, geralmente por meio de um cateter inserido por uma punção, muito comum na virilha ou no braço. Em seguida, são feitas imagens para acompanhar o trajeto do contraste nas artérias”, explicou o cirurgião vascular do HUL-UFS, Igor Pereira.

O especialista destacou que o exame é utilizado em diversos procedimentos, como a detecção de obstruções arteriais (em casos de aterosclerose), avaliação de aneurismas (dilatações anormais nas artérias), investigação de sangramentos internos, planejamento de cirurgias vasculares ou intervenções como angioplastias, além da identificação de malformações vasculares.

O início da realização das arteriografias no HUL-UFS representa uma importante conquista para os pacientes, especialmente aqueles com doenças vasculares. “Agora, eles terão acesso a um diagnóstico mais preciso e ágil, o que resultará na diminuição do tempo até a realização do exame, favorecendo um diagnóstico rápido e uma conduta médica mais assertiva”, destacou Pereira.
 
Cuidado Humanizado
O exame beneficia pacientes que antes precisavam esperar mais de 25 dias para realizar uma arteriografia. “Devido à demora, a maioria desses pacientes evoluía para um agravamento do quadro, o que também resultava no aumento do tempo de permanência no Hospital. Essa conquista é um divisor de águas na assistência ao paciente, pois quebra barreiras em termos de um atendimento resolutivo e de qualidade, fortalecendo as ações de acolhimento, cuidado e atenção em favor dos nossos usuários”, ressaltou a gerente de Atenção à Saúde, Camilla Santana.
 
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  


Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação