Educação Integral: Mais CCPA amplia disciplinas educativas com novidades na grade de 2025
No Clube de Shuzan, os alunos utilizam o soroban, ábaco japonês que permite realizar cálculos matemáticos e desenvolve o raciocínio lógico

O programa de Educação Integral Mais CCPA integrou novas disciplinas educativas neste ano de 2025, tornando-se ainda mais acolhedor para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. Destinado aos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano, o Mais CCPA conta com uma rotina pedagógica que estimula o desenvolvimento pessoal e o conhecimento por meio de atividades, práticas esportivas, oficinas de artes e uso de instrumentos que facilitam o aprendizado.
Ampliando as possibilidades de ensino, o Mais CCPA agora oferece aulas com o uso do soroban, ábaco japonês que permite realizar cálculos matemáticos. “O nosso Clube de Shuzan utiliza o soroban, uma ferramenta milenar japonesa que contribui para o aprendizado da matemática, ajuda na concentração, aumenta a capacidade de resolução de problemas, desenvolve o raciocínio lógico, entre outros benefícios. Por isso, trouxemos essa novidade neste ano, assim como aulas de inglês com uma professora especializada na língua, que dá continuidade ao que foi estudado no horário regular”, destacou a coordenadora do Mais CCPA, Kyara Barreto.
Utilizado por crianças, adolescentes e adultos, o soroban desenvolve habilidades que melhoram o desempenho do aprendiz não apenas em matemática, mas também em outras disciplinas. “É como se estivéssemos mandando o nosso cérebro para a academia. Quando fazemos o shuzan, ou seja, o cálculo com soroban, estamos também estimulando o cérebro a realizar atividades cognitivas, o que melhora o foco e faz com que o aluno se sinta mais preparado para enfrentar cálculos matemáticos, buscando alcançar resultados com mais eficiência”, explica a professora de Shuzan, Paula Jasmin.
Além do Clube de Shuzan, atividades como mindfulness (aula de meditação), esportes e outras práticas que exploram o conhecimento de forma lúdica também contribuem para que os alunos desenvolvam habilidades físicas, sociais e criativas de forma integral. “Nossa rotina é bem organizada, com atividades direcionadas. Com isso, as famílias sabem o que vai acontecer em cada dia. De forma leve, vamos percebendo o avanço de cada um, seus esforços e bem-estar. Todas as atividades realizadas visam o desenvolvimento dos nossos alunos, para que sejam capazes de enfrentar um futuro incerto, desenvolvendo competências socioemocionais, habilidades de pensamento crítico e autonomia”, completou a coordenadora.
As inscrições para o Mais CCPA estão abertas, e mais informações podem ser acessadas no site da instituição de ensino CCPA.