Aracaju (SE), 30 de abril de 2025
POR: Gilmara Costa
Fonte: Assessoria
Em: 30/04/2025 às 09:27
Pub.: 30 de abril de 2025

Exposição ‘Tototós’ segue em cartaz até 9 de maio no Palácio Museu Olímpio Campos

Exposição ‘Tototós’ segue em cartaz até 9 de maio no Palácio Museu Olímpio Campos - Foto: Igor Matias/Assessoria

A Galeria de Artes do Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) segue em cartaz com a exposição Tototós, do fotógrafo e artista visual Michel de Oliveira, até o dia 9 de maio, com entrada gratuita. A mostra apresenta 14 fotografias dos tototós em cianotipia, uma técnica artesanal de revelação do século XIX que produz imagens em tons de azul. Com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), por meio da Lei Paulo Gustavo, a exposição valoriza o encontro entre arte, memória e identidade popular.

Reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial do estado, as embarcações utilizadas tradicionalmente para travessias entre Aracaju e a Barra dos Coqueiros, guardam histórias de trabalho, sobrevivência e saberes passados entre gerações. Ao transformar os tototós em imagens, Michel de Oliveira destaca esse legado, reafirmando sua importância no imaginário coletivo sergipano.

“Convido todos a conhecer a exposição Tototós, que celebra a beleza e a força de uma tradição viva da nossa cultura. A mostra é uma homenagem à persistência dos tototós e de seus barqueiro. Assim como a técnica da cianotipia, que resiste na era da inteligência artificial, os tototós são um testemunho da nossa história e identidade”, destaca o artista.

Localizado na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, o PMOC funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9h às 12h30. As visitas são guiadas por monitores do museu, proporcionando uma experiência mais enriquecedora ao público.

Sobre o artista

Michel de Oliveira é fotógrafo, artista visual, escritor e arte-educador. Pesquisador com ênfase em fotografia e cultura visual, é doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Participou de exposições individuais e coletivas em âmbito regional e nacional, além de ter sido indicado pelo Itaú Cultural como um dos novos nomes da fotografia no Brasil. Entre os prêmios que recebeu, destacam-se Respirarte e Arte em Toda Parte, ambos concedidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). É autor de livros de ficção e de obras voltadas à reflexão sobre a imagem.


Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

A decisão do STF sobre concursos internos apresenta diversas vantagens e desafios. Aqui estão os principais pontos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação