SerMulher atua para localizar e acolher a mulher em situação de rua vítima de abuso sexual
A Secretaria de Respeito às Políticas Públicas para a Mulher (SerMulher), num trabalho conjunto com a Secretaria de Assistência, conseguiu localizar a mulher em situação de rua que foi abusada sexualmente na madrugada da última sexta-feira (27). A vítima está recebendo todo o apoio necessário e está em um abrigo do município, e o companheiro dela em outro.
A atuação ágil garantiu o acolhimento e a proteção dessa mulher em situação de rua que foi vítima de estupro, na presença do companheiro, no Parque dos Cajueiros. “Assim que soubemos do ocorrido, buscamos localizá-los para dar todo o suporte necessário a ela e ao parceiro também. Estamos garantindo a ela, acolhimento seguro, atendimento psicossocial, encaminhamentos na área da saúde e orientação jurídica“, informou a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira.
De acordo com a secretária, o compromisso da gestão da prefeita Emília Corrêa, é com o cuidado integral às mulheres, independentemente de sua condição social. “Nenhuma mulher será invisível para a atual gestão. Nosso dever é garantir que todas tenham acesso aos seus direitos, com dignidade, acolhimento e justiça. Esta ação reforça o papel essencial da SerMulher na proteção daquelas que mais precisam”, destacou.
O caso também evidencia a importância do trabalho em rede. A articulação com os serviços que assistem a mulher foi fundamental para o início deste trabalho de atendimento e apoio. “Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados por qualquer pessoa, inclusive aquelas em situação de vulnerabilidade, por meio do número 180 ou diretamente nos canais da secretaria. O silêncio não pode ser uma opção“, afirmou Elaine Oliveira.