Recicla Junino se destaca como ação de sustentabilidade e inclusão no Forró Caju 2025
Durante o Forró Caju 2025, a sustentabilidade também teve seu lugar de destaque. Por meio do projeto Recicla Junino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mostrou que é possível promover uma grande festa popular aliando cultura, consciência ambiental e inclusão social.
Ao longo dos 12 dias de festa, o projeto apresentou resultados expressivos na coleta seletiva: foram recolhidos 3.132,38 quilos de latas, 949,57 quilos de garrafas PET, 1.205,38 quilos de vidro e 185,30 quilos de outros plásticos. O quantitativo geral chegou a 5.472,63 quilos de materiais recicláveis, o equivalente a 5,47 toneladas. Os números reforçam o impacto positivo da iniciativa tanto na geração de renda para os catadores quanto na preservação ambiental da cidade.
A ação, realizada em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa União, garantiu estrutura e suporte a dezenas de catadores que atuaram diretamente no circuito do evento. Os profissionais receberam kits com camisa, luvas e alimentação diária, entregues pela Emsurb, e contaram com um ponto de apoio montado pela cooperativa Care, onde puderam vender o material reciclável recolhido sem precisar se deslocar para fora da festa o que facilitou o trabalho e aumentou a renda dos participantes.
Segundo Carlisson Sampaio, gerente de Engenharia da Emsurb, o sucesso do Recicla Junino se deu não apenas pelo seu aspecto ambiental, mas também pelo impacto social que o projeto promoveu. “Pessoas em situação de vulnerabilidade tiveram, durante o evento, a oportunidade de trabalhar e garantir seu sustento com a venda dos materiais recicláveis coletados diretamente no local. A CARE, por meio da ABIHPEC, realizou a compra desses materiais, o que eliminou a necessidade de deslocamento dos catadores e valorizou o trabalho deles.
Além disso, o Recicla Junino promoveu inclusão social e melhoria nas condições de trabalho dos catadores, com o fornecimento de EPIs e alimentação. Foi um verdadeiro serviço público de limpeza que seguiu os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, integrando o catador avulso à gestão dos resíduos, não apenas em eventos, mas como política pública contínua.
Outro ponto importante foi a atuação da Cooperativa União, que ficou responsável por recolher o material reciclável gerado nos pontos de apoio da Prefeitura e nos camarotes. "Esse trabalho foi fundamental para garantir a destinação correta dos resíduos e fortalecer ainda mais a proposta de sustentabilidade do evento", pontuou.
O Recicla Junino 2025 reforça que grandes eventos também podem ser espaços de transformação social. Ao integrar os catadores à dinâmica da festa, o projeto contribuiu para a geração de renda, valorizou o trabalho da reciclagem e reduziu significativamente o impacto ambiental do evento.