Flutuante Topo 1100 x 338
Aracaju (SE), 15 de agosto de 2025
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 15/08/2025 às 11:00
Pub.: 15 de agosto de 2025

Sergipe recebe nova fábrica calçadista em Nossa Senhora Aparecida na próxima terça, 19

Unidade da Di Valentini foi prospectada pelo Governo de Sergipe com geração de 154 empregos e expectativa de contratar mais 40 nos próximos meses, além de expansão em Carira

Unidade da Di Valentini foi prospectada pela Sedetec e Codise - Foto: Arthuro Paganini

Na próxima terça-feira, 19, o Governo de Sergipe estará presente na inauguração da indústria calçadista Di Valentini, no município de Nossa Senhora Aparecida, no agreste central sergipano. Após o evento, a comitiva seguirá para o município de Carira, onde visitará o galpão que deverá receber a segunda unidade da empresa no estado. A instalação da indústria em Sergipe é fruto da prospecção iniciada pela gestão estadual ainda em 2023.

Ao lado do governador Fábio Mitidieri, estarão presentes o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Sedetec), Valmor Barbosa, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães. As pastas foram responsáveis pela articulação e vinda da empresa catarinense para o estado.

Atraída por incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), a unidade da Di Valentini em Nossa Senhora Aparecida já está em funcionamento, gerando 154 empregos diretos e com expectativa de contratar mais 40 profissionais nos próximos meses. A fábrica tem capacidade de produção de seis mil pares de calçados por dia.

“Essa conquista é fruto de um trabalho iniciado em 2023, com diálogo constante e ações concretas para viabilizar a chegada da Di Valentini. Trata-se de uma marca consolidada no mercado calçadista nacional e internacional, que agora contribui para a geração de empregos e renda, fortalecendo a economia sergipana e valorizando a mão de obra local”, destacou Valmor Barbosa.

Ronaldo Guimarães ressaltou o papel estratégico do PSDI na política industrial do estado. “O programa tem sido fundamental para atrair e ampliar indústrias em Sergipe. Nossa política de desenvolvimento industrial é pautada pela descentralização, levando oportunidades para diversos municípios e garantindo que o emprego e a renda cheguem a diferentes regiões do estado”, afirmou.

Histórico

As tratativas para instalação da Di Valentini em Sergipe tiveram início em 2023, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre a indústria e o Governo do Estado. Em março do mesmo ano, em Santa Catarina, durante reunião com o governador Fábio Mitidieri e gestores estaduais, o proprietário da Di Valentini Calçados, José Osterno Filho, revelou o que motivou a escolha por Sergipe.

“Escolhemos Sergipe pela hospitalidade, por sermos muito bem recebidos no estado e, também, por percebermos a qualidade da mão de obra e o conhecimento das pessoas no segmento calçadista. Acredito que seremos muito bem-sucedidos”, afirmou.

Em outubro de 2024, a empresa foi contemplada com incentivos fiscal e locacional do PSDI, na modalidade de permissão remunerada para uso de um galpão da Codise em Nossa Senhora Aparecida, com mais de 10 mil metros quadrados. A Di Valentini investiu mais de R$ 4,2 milhões na implantação da fábrica.

O empresário também anunciou uma iniciativa para reforçar o quadro de colaboradores: a contratação de um ônibus para transportar diariamente 40 costureiras de Frei Paulo até a fábrica em Nossa Senhora Aparecida. Essas profissionais atuavam anteriormente na unidade calçadista do Grupo Dok, que está em processo de recuperação judicial.

Expansão para Carira

A empresa já prevê expandir suas operações com uma nova unidade em Carira, também no agreste central. As instalações foram reformadas pelo Governo do Estado, por meio da Sedetec e da Codise, com investimento de R$ 890 mil do tesouro estadual. Na primeira etapa de funcionamento, a unidade deverá empregar 90 trabalhadores na região.

Com área de aproximadamente 3,8 mil metros quadrados, o galpão passou por reformas estruturais, incluindo recepção, guaritas, sanitários, setor médico, estacionamento coberto, esquadrias, estruturas metálicas e pintura. A obra foi executada pela Sollo Empreendimentos, vencedora da licitação.

O espaço já abrigou a indústria calçadista Azaleia no passado e, após a reforma, está pronto para voltar a receber atividades industriais. Esta ação reforça a tradição da comunidade local no setor calçadista.

Di Valentini

Com sede no polo calçadista de São João Batista, em Santa Catarina, a Di Valentini é reconhecida por sua inovação e investimento em criação e desenvolvimento. Há quase 15 anos no mercado, a empresa é focada na produção de calçados femininos.


CDL: Mais um benefício exclusivo para nossos associados!

ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação