Aracaju (SE), 26 de setembro de 2025
POR: Morgana Brota
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 22/09/2025 às 10:36
Pub.: 22 de setembro de 2025

Encerramento da 8ª Edição da Egbé — Mostra de Cinema Negro celebra juventude, arte e representatividade em Socorro, SE

Na última sexta-feira, 19, a EGBÉ — Mostra de Cinema Negro encerrou sua oitava edição com uma celebração marcada pelo protagonismo juvenil no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Socorro, SE. Reafirmando a continuidade do compromisso educativo que a Mostra propõe a cada edição, foram exibidos curtas-metragens produzidos por estudantes que participaram da Oficina de Cinema Mobile. Em seguida, os diretores dos filmes mais votados receberam suas premiações diante de professores e colegas, num momento emocionante, reiterando o sentimento de pertencimento e a potência do Cinema Negro como instrumento de educação e transformação social.

Elaborada em módulos formativos, a oficina proporcionou aos jovens uma imersão em técnicas de roteiro, gravação, direção e edição de vídeos, promovendo o acesso democrático à linguagem cinematográfica. “Esse tipo de ação ajuda a fortalecer o sentimento de pertencimento como comunidade escolar e amplia a socialização e as habilidades socioemocionais dos estudantes”, afirmou o professor José Figueiredo destacando, também, que a parceria com a EGBÉ já é algo consolidado na instituição. “No planejamento do ano letivo, já perguntam se a oficina vai acontecer, e isso é algo muito importante para uma escola que está inserida dentro de um contexto de vulnerabilidade social”, destacou.

O curta-metragem “O Prato Cheio”, dirigido por Matheus Andrade, foi o mais votado e leva o protagonismo à merenda escolar como alimento, energia e esperança para seguir aprendendo. “Um tema que veio muito forte para mim foi a falta de alimentação que alguns alunos têm em casa e que a escola pode sanar essa dificuldade”, comentou Matheus Andrade. O aluno também destaca o quanto a oficina foi uma atividade enriquecedora. “Tive um pouco de dificuldade com o roteiro, mas recebi o apoio dos facilitadores, já a parte de gravar e editar foram as que eu mais gostei”. Matheus recebeu um smartphone como prêmio e já tem objetivos para desenvolver na área do audiovisual.

A atividade é uma realização do Cineclube Candeeiro e Rolimã Filmes, com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP/SE) e recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Tarcísio Duarte, voltado ao fomento de projetos culturais em Sergipe. Victor Ramos, coordenador de formação da EGBÉ, integrou o projeto conduzido pelos facilitadores Fernanda Almeida e Luan Allen, dois nomes de destaque no cenário do audiovisual negro sergipano.


Notícias Indicadas

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação